Home / Politica / Parlamento açoriano manifesta solidariedade para como jovens presos em Angola
Parlamento açoriano manifesta solidariedade para como jovens presos em Angola

Parlamento açoriano manifesta solidariedade para como jovens presos em Angola

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade um voto de protesto do Bloco de Esquerda que condena o desrespeito do governo angolano pelos Direitos Humanos, Liberdade e Democracia, evidenciado pela prisão de 15 jovens – entre eles, Luaty Beirão – simplesmente por estarem numa casa privada, a ler e discutir um livro proibido em Angola.

Todos os deputados afirmaram a solidariedade dos Açores para com estes jovens detidos pelo governo angolano, incluindo Luaty Beirão, que completou ontem 36 dias de greve de fome – um dia por cada ano de José Eduardo dos Santos no poder – e que “com a sua corajosa acção, alertou o mundo para as condições de repressão de que ele e os seus companheiros  são vítimas e, de uma forma mais ampla, para a negação dos direitos humanos, da liberdade de expressão e da repressão sobre quem ousa discordar do regime angolano”, salientou Zuraida Soares.

A deputada do Bloco de Esquerda lembrou a luta pela liberdade e pela democracia em Portugal: “Sabemos bem quão importante é sentirmos a solidariedade e o apoio vindo do exterior. E também sabemos quanto isso foi importante para o desenlace do 25 de Abril”.

“Aprendemos, com a nossa experiência, que a defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia são valores maiores, que se sobrepõem à divisão de fronteiras e de interesses económicos ou políticos. E assim deve continuar a ser”, disse ainda Zuraida Soares na apresentação do voto.

GI BE Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top