Home / Destaque / Parlamento regional aprova voto de congratulação referente à conquista de galardão internacional pela Indústria Conserveira de Santa Catarina
Parlamento regional aprova voto de congratulação referente à conquista de galardão internacional pela Indústria Conserveira de Santa Catarina

Parlamento regional aprova voto de congratulação referente à conquista de galardão internacional pela Indústria Conserveira de Santa Catarina

O Grupo Parlamentar do PS apresentou esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, um voto de congratulação no que respeita aos prémios atribuídos à Indústria Conserveira de Santa Catarina no Great Taste Award, voto esse que foi aprovado por unanimidade.

Paula Bettencourt, deputada do PS eleita por São Jorge, relembrou este feito numa intervenção no plenário do mês de outubro a decorrer esta semana na Horta.

“No Great Taste Award, realizado em Cardiff, País de Gales, no Reino Unido a empresa Santa Catarina – Indústria Conserveira, S.A., sediada na Calheta em São Jorge, conquistou 2 Estrelas neste importante certame em que participou pela primeira vez com os seus produtos “Filete de atum com sementes de funcho” e ainda com o “Filete de atum em azeite biológico em frasco de vidro””, recordou a parlamentar.

O Great Taste realiza-se desde 1994, sendo organizado pelo Guild of Fine Foods e é o reconhecimento de todas as “fine foods” mundiais que é descrito como os Óscares da fina gastronomia.

Em 2015, mais de 400 jurados dos 4 cantos do mundo, reuniram-se em Cardiff, com o apoio do Governo do País de Gales, e numa avaliação em prova cega distinguiram uma centena de produtos fabricados e distribuídos mundialmente. Mais de 10.000 produtos diferentes, desde chocolates a chás, passando por alta charcutaria, confeitaria, conservas ou bebidas, sendo que apenas cerca de 30% dos produtos foram selecionados para o painel final.

Paula Bettencourt destacou a importância que a empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A., tem para a ilha de São Jorge. Uma empresa que “foi identificada como uma “marca que cria valor acrescentado para o país”, no âmbito do projeto Portugal Inspira, é um dos maiores empregadores da ilha, com cerca de 130 trabalhadores, dos quais cerca de uma centena são mulheres. É uma empresa que privilegia o sabor do mar dos Açores trazendo à nossa mesa o melhor atum, preparado com métodos artesanais usados pelos antigos mestres conserveiros”.

A deputada socialista salientou ainda que “o Grupo Parlamentar do PS deseja que à empresa Santa Catarina, seus técnicos e funcionários se sintam sempre inspirados pelo passado destes produtos de referência e de excelência, certificados pela natureza, com qualidades devidamente reconhecidas no mercado Nacional e Internacional, e que encontrem sempre caminhos que permitam a inovação e a criação de valor acrescentado num mercado cada vez mais exigente e competitivo, com o objetivo claro de alavancar o desenvolvimento da Ilha de São Jorge, promovendo a sua sustentabilidade socioeconómica e coesão territorial.”

Um voto sobre o qual também se pronunciaram os deputados do CDS e do PSD eleitos por São Jorge, cujos grupos parlamentares também se associaram a este voto de congratulação apresentado pelo Partido Socialista.

O social-democrata António Pedroso destacou o “orgulho que é para os jorgenses” verem reconhecidos “os produtos de excelência” da Santa Catarina.

Também Ana Espínola, deputada democrata-cristã, reiterou que este é mais um galardão que enaltece a qualidade dos produtos da Indústria Conserveira.

Uma congratulação que segundo o voto apresentado “é extensiva a todos os funcionários, produtos e intervenientes no processo de produção, transformação, certificação e comercialização, que todos os anos dedicam o seu tempo, o seu trabalho e empenho em prol dos seus produtos de excelência certificados pela natureza, mas acima de tudo em prol do desenvolvimento da ilha de São Jorge, transportando os valores de qualidade bem como o compromisso do património histórico, da responsabilidade social e de um pilar assente na sustentabilidade.”

GI PS Açores/LA/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top