Home / Açores / Paulo Teves defende papel dos jovens açordescendentes na preservação da identidade cultural dos Açores
Paulo Teves defende papel dos jovens açordescendentes na preservação da identidade cultural dos Açores

Paulo Teves defende papel dos jovens açordescendentes na preservação da identidade cultural dos Açores

Paulo Teves, que se dirigia a um grupo de jovens açor descendentes residentes no estado norte-americano da Califórnia, responsáveis pela Young Portuguese American, afirmou ser “fundamental que os jovens com raízes no arquipélago e no país participem nas atividades das várias associações que promovem a açorianidade e a portugalidade” nas comunidades da diáspora.

“Os jovens desempenham um papel importantíssimo no futuro do associativismo comunitário. A eles cabe a tarefa de divulgarem os Açores de hoje e promoverem a identidade cultural açoriana nas suas sociedades”, frisou Paulo Teves, que representou o Governo dos Açores na sessão organizada pela Luso American Education Foundation, instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da língua e cultura portuguesas. 

Nesta sessão, onde esteve em debate o futuro do associativismo comunitário e o papel dos jovens na promoção dos Açores e de Portugal, o Diretor Regional considerou importante que organizações como a Young Portuguese American “sejam dinamizadoras de novas formas de atuar na comunidade, gerindo o equilíbrio entre a identidade cultural manifestada pelo saudosismo e os novos desafios da Região e do País”. 

O Diretor Regional das Comunidades apelou ainda aos jovens açordescendentes para que “fortaleçam as relações com a terra de origem dos seus pais e avós” e defendeu a promoção de novas formas de contacto entre os jovens das comunidades e os da Região “através da criação de projetos comuns que divulguem os Açores atuais”. 

Paulo Teves esteve depois presente numa noite cultural açoriana organizada pela Banda Portuguesa de San José, onde destacou o empenho das filarmónicas em formar não apenas músicos, mas também “verdadeiros embaixadores do património cultural dos Açores no mundo”.

No âmbito da visita que está a realizar aos EUA, Paulo Teves participa hoje nas comemorações do centenário da Irmandade do Espírito Santo de San Jose, deslocando-se depois para a costa leste do país, onde tem agendados encontros com várias instituições ligadas às comunidades portuguesas e açorianas daquela região dos Estados Unidos da América.

RL/Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top