Home / Cultura / Paulo Teves destaca importância do papel das Casas dos Açores junto dos jovens
Paulo Teves destaca importância do papel das Casas dos Açores junto dos jovens

Paulo Teves destaca importância do papel das Casas dos Açores junto dos jovens

O Diretor Regional das Comunidades destacou a importância do papel que as Casas dos Açores podem desempenhar na divulgação da Região junto das camadas mais jovens dos países de acolhimento das comunidades açorianas.

Segundo Paulo Teves “os parceiros do Governo dos Açores radicados nas comunidades podem e devem ser atores estratégicos nesta tarefa”.

Nesse sentido, o Diretor Regional defendeu que a ação das instituições comunitárias açorianas, enquanto polos de disseminação da Açorianidade nas sociedades da diáspora, se deve adaptar aos novos desafios de promover a Região, não apenas junto das comunidades açorianas e descendentes de açorianos, mas também numa perspetiva alargada nas sociedades de acolhimento.

Paulo Teves falava após ter reunido com a jovem luso-brasileira Gabriela Albino Simão, que venceu um concurso organizado pela Casa dos Açores de São Paulo, em parceria com o Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades, intitulado “Açores, belezas naturais, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”.

O concurso envolveu alunos do Colégio Santa Isabel, do Colégio Estadual Coronel Pedro Arbues, da Escola Santa Marina e da Escola Municipal Bartolomeu Lourenço de Gusmão, habituais parceiros da Semana Cultural organizada pela Casa dos Açores de São Paulo.

Os alunos foram incentivados a apresentar um trabalho sobre os Açores, em forma de redação, tendo os autores dos 10 melhores trabalhos participado num concurso que constava de 30 questões sobre os Açores.

A vencedora do concurso ganhou uma viagem a São Miguel durante uma semana.

Gabriela Simão, nascida em São Paulo, a 6 de julho de 1999, é considerada uma aluna brilhante, tanto ao nível do aproveitamento escolar, como do seu comportamento, e permanecerá na Região até 1 de dezembro.

Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretendeu contribuir para a divulgação dos Açores no Brasil, dando a oportunidade a um jovem deste país para conhecer ‘in locco’ a peculiaridade e a diversidade da Região, as suas belezas naturais, bem como algumas iniciativas realizadas pelo Governo dos Açores com vista ao desenvolvimento sustentável do arquipélago

Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top