Pico bate Recorde da maior Roda de Chamarrita do Mundo

Esta quinta-feira fez-se história no Pico. A Ilha do Pico bateu o recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo, reunindo 544 “bailadores”, no Estádio Municipal.

Apostando na valorização da cultura local, a atividade a concurso ao GUINNESS WORLD RECORDS, inseriu-se no “vastíssimo programa das maiores festas concelhias”, as Festas da Madalena, e visou “promover esta que é uma das mais intrínsecas tradições locais”, tal como se pode ler numa nota do Município da Madalena.

A Chamarrita constitui um dos maiores legados dos antepassados açorianos, assumindo-se no seu âmago como um riquíssimo património cultural dos Açores. “É, portanto, com enorme orgulho celebramos a conquista deste recorde. Orgulho em constatar que desta forma as nossas tradições se respeitam, se renovam e se projectam no futuro; orgulho profundo, ao ver que este ex-libris da nossa cultura é um veículo de unificação das comunidades açorianas, uma poderosa aliança entre todos nós”.

A Câmara Municipal da Madalena agradeceu “a todas as instituições e individualidades, a todos os Picoenses, a todos os açorianos, em particular das Ilhas do Triângulo, que com o seu contributo possibilitaram a conquista deste recorde, levando a Chamarrita além-fronteiras, pelos quatro cantos do mundo”.

GI CMM/RL Açores

Deixe uma resposta