Home / Açores / Piedade Lalanda afirma que 70% das instituições sociais já assinaram os novos contratos valor-cliente
Piedade Lalanda afirma que 70% das instituições sociais já assinaram os novos contratos valor-cliente

Piedade Lalanda afirma que 70% das instituições sociais já assinaram os novos contratos valor-cliente

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou que 70 por cento das instituições sociais já assinaram os novos contratos valor-cliente, no âmbito do novo modelo de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Misericórdias. 

Piedade Lalanda, questionada sobre a adesão ao novo modelo de financiamento, afirmou que, no caso concreto das Misericórdias dos Açores, cerca de 50 por cento já assinaram os contratos de cooperação valor-cliente, acrescentando que outras estão a revê-los com a equipa técnica do Instituto de Segurança Social dos Açores. 

Piedade Lalanda assegurou ainda que, apesar de a data limite para entrega dos contratos assinados ter sido fixada inicialmente em 31 de janeiro, este prazo foi prorrogado para final de fevereiro, por forma a permitir o cabal esclarecimento das instituições, sendo que, a partir de março, todas as valências serão financiadas ao abrigo dos novos acordos de cooperação e serão feitos os acertos, caso sejam necessários, relativamente aos valores processados em janeiro e fevereiro.

A Secretária Regional reafirmou que 75 por cento das instituições mantêm ou aumentam o valor da comparticipação pública e que o novo modelo promove uma melhor rentabilização dos recursos disponíveis, destacando que o Governo dos Açores tem vindo a investir na reabilitação dos equipamentos sociais.

 Piedade Lalanda manifestou ainda satisfação pela forma cooperante das instituições na aplicação do novo modelo, que implica uma “mudança de paradigma”, lembrando que o Executivo açoriano financia os serviços prestados pelas instituições.

RL/Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top