Home / Politica / Plano de Revitalização da Ilha Terceira comprova a falta de um Plano para os Açores, acusa o PSD
Plano de Revitalização da Ilha Terceira comprova a falta de um Plano para os Açores, acusa o PSD

Plano de Revitalização da Ilha Terceira comprova a falta de um Plano para os Açores, acusa o PSD

O PSD Açores considerou hoje que a recente apresentação do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT) vem “comprovar a falta de um Plano para os Açores. Se o Governo Regional tivesse realizado o que prometeu para a Terceira nestes últimos anos não era preciso, em maioria, este Plano”, disse o deputado António Ventura.

Segundo o social-democrata, o Governo Regional “juntou apressadamente papeis para fazer um Plano. Cabe lá dentro tudo o que não se fez na Terceira, e que foi prometido, pelo menos, nos últimos dez anos”, afirmou.

Para António Ventura, o PREIT “é um “agrafar” de promessas não cumpridas e um plasmar de frases feitas ao longo de 18 anos de governação. E nisso, o Governo Regional é criativo e hábil, pois faz planos com outros planos. Ou seja, repete e torna a repetir”.

O deputado do PSD Açores defendeu que “este plano não pode ser uma fuga dos compromissos não cumpridos, nem pode criar a ilusão de que existe algo de novo. Por exemplo, melhorar a sinalização turística ou continuar com a desratização não são coisas novas”, criticou.

António Ventura alertou para o regresso “da velha receita socialista que é atirar dinheiro para cima das dificuldades, ou fazer hoje e pagar amanhã”, sendo que o PREIT “não pode desculpar na Base das Lajes, ou no Governo da República, a desgraça social e económica dos Açores e da Terceira. E o culpado desta desgraça é quem nos tem governado, são os sucessivos governos do PS, aos quais não faltou dinheiro, estabilidade nem tempo”.

“Se o Governo Regional tivesse vontade de criar um verdadeiro programa estratégico, teria consultado os partidos da oposição, como fez em outros momentos recentes, para abordar os Fundos Comunitários ou a Saúde”, lembrou.

Mesmo entendendo que o PREIT “é um documento que foi apressadamente e atabalhoadamente construído, é essa a base existente para avançarmos na concertação de posições e alinhar um rumo para a criação de riqueza e de emprego. Pelo que o PSD/Açores estará sempre disponível para contribuir para o bem dos açorianos e dos Açores”, frisou António Ventura.

O deputado sublinhou ainda que o documento em questão “tem gerado muitas reclamações e queixas dos Conselhos de Ilha e das Câmaras de Comércio de algumas ilhas. Essa atitude que não significa que os protagonistas estejam contra as medidas anunciadas para a Terceira, pelo contrário, estão solidários. Mas também estão muito preocupados com os seus problemas, que são igualmente graves”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top