Home / Açores / Plano e Orçamento para 2017 torna sustentável o Serviço Regional de Saúde, afirma Rui Luís
Plano e Orçamento para 2017 torna sustentável o Serviço Regional de Saúde, afirma Rui Luís

Plano e Orçamento para 2017 torna sustentável o Serviço Regional de Saúde, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou esta quarta-feira, na Horta, que, perante um reforço de nove milhões de euros para esta área, o Plano e Orçamento para 2017 permite “equilibrar e tornar sustentável o Serviço Regional de Saúde”.

Rui Luís, que falava na Assembleia Legislativa, no final das audições nas comissões de Política Geral e de Assuntos Sociais, destacou, entre outros desafios, o investimento em infraestruturas determinantes para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos Açorianos.

Nesse sentido, entre as obras programadas para 2017, referiu a ampliação do Hospital da Horta e do Centro de Saúde da Horta, e as valências dos núcleos de Saúde Familiar a instalar em algumas unidades de Saúde de Ilha.

Para Rui Luís, é fundamental “dotar os centros de saúde de condições para melhorar o nível de proximidade ao cidadão”.

O Secretário Regional frisou ainda que “os problemas que existem na saúde não se resolvem de um dia para o outro”.

Outro dos desafios apontados está relacionado com a recuperação das listas de espera em cirurgia, tendo Rui Luís reafirmado a “abertura ao diálogo” com todas as entidades ligadas ao setor.

Relativamente ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, salientou o investimento em infraestruturas, para as associações humanitárias de bombeiros de Santa Maria, Lajes do Pico, Lajes das Flores e Povoação.

O Secretário Regional adiantou ainda que, entre as prioridades do Plano, estão também a manutenção da rede de comunicações da Proteção Civil e a aposta na formação e recrutamento de bombeiros voluntários junto das escolas.

No total, as transferências destinadas ao Serviço Regional de Saúde em 2017 ascendem a cerca de 300 milhões de euros.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top