Home / Açores / “Plano Integrado de Transportes associado ao novo quadro comunitário serão determinantes para um novo ciclo de desenvolvimento”, defende Berto Messias
“Plano Integrado de Transportes associado ao novo quadro comunitário serão determinantes para um novo ciclo de desenvolvimento”, defende Berto Messias

“Plano Integrado de Transportes associado ao novo quadro comunitário serão determinantes para um novo ciclo de desenvolvimento”, defende Berto Messias

“O Plano Integrado de Transportes (PIT) e o Quadro Comunitário de Apoio são dois instrumentos que, na perspetiva do PS, serão determinantes para o médio-prazo e que poderão consolidar e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento para os Açores”, defendeu Berto Messias .

O Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista falava à saída de uma reunião com a Administração da Portos dos Açores, na cidade da Horta.

Os deputados socialistas obtiveram durante a reunião o ponto de situação de alguns investimentos que estão a decorrer e de outros que acontecerão, tirando importante “radiografia in loco” das infraestruturas que temos, das que poderão ser melhoradas e daquelas que viremos a ter no futuro.

Para Berto Messias, o “Plano Integrado de Transportes defende que as infraestruturas deste setor têm uma importância fundamental”, considerando que as perspetivas financeiras do novo Quadro Comunitário de Apoio 2015-2020 “valorizam muito as dinâmicas económicas e sociais, realçando a importância do papel dos transportes nos Açores. Estes dois instrumentos alteram significativamente, para melhor, o nosso paradigma de desenvolvimento da Região”.

O deputado socialista destacou o “gigantesco esforço financeiro que os Governos dos Açores de responsabilidade socialista têm vindo a desenvolver ao nível da requalificação e melhoria dos portos, em várias ilhas”.

“Os dois novos navios – Gilberto Mariano e Mestre Simão – desempenharão um papel muito importante na valorização desta estratégia, a par dos outros dois navios de maior dimensão já encomendados pelo Governo Regional”, frisou.

“O Partido Socialista está empenhado em liderar este processo de desenvolvimento regional, promovendo uma discussão alargada em torno do PIT e do novo quadro comunitário, enquanto dois instrumentos consequentes de desenvolvimento, assentes numa boa planificação, tal como está a acontecer”, finalizou Berto Messias.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top