Home / Destaque / Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas disponível para consulta pública
Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas disponível para consulta pública

Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas disponível para consulta pública

O Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas encontra-se disponível para consulta pública no edifício dos Paços do Concelho tal como no site oficial do Município, até ao dia 16 do corrente mês.

Em declarações à RL Açores o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, esclareceu que o objetivo do Plano Municipal de Emergência não seria apenas cumprir a legislação mas também pô-lo em prática para que “em caso de ser necessário, seja efetivamente funcional”, em caso de catástrofe.

O autarca afirma ainda que este “parece ser um bom documento”, sendo que já foi avaliado pela própria Comissão de Proteção Civil do Concelho de Velas.

Após o prazo de consulta pública expirar, o mesmo documento irá a reunião de câmara e posteriormente será enviado ao serviço regional da Proteção Civil dos Açores para ser validado.

Luís Silveira explica que existe ainda a opção do plano não ser validado, sendo esse, no entanto, “um passo que é decidido pela própria Proteção Civil dos Açores para posteriormente ser validado pelo Governo dos Açores, nomeadamente pela Secretaria da Saúde que é que tem a tutela da Proteção Civil dos Açores”.

O Presidente da Câmara Municipal de Velas afirma ainda que este sempre foi um dos objetivos do seu manifesto eleitoral. Até ao final do ano conta ainda com a aprovação do documento, tal como com alguns dos simulacros feitos dado que é necessário entender se as várias instituições do concelho “estão ao nível de capacidade de atuar em caso de catástrofe” para que se possa “perceber se o documento é efetivamente funcional e se houver eventualmente alguma lacuna, se possam realizar os acertos necessários”.

Linda Luz/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top