Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas disponível para consulta pública

O Plano Municipal de Emergência do Concelho de Velas encontra-se disponível para consulta pública no edifício dos Paços do Concelho tal como no site oficial do Município, até ao dia 16 do corrente mês.

Em declarações à RL Açores o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, esclareceu que o objetivo do Plano Municipal de Emergência não seria apenas cumprir a legislação mas também pô-lo em prática para que “em caso de ser necessário, seja efetivamente funcional”, em caso de catástrofe.

O autarca afirma ainda que este “parece ser um bom documento”, sendo que já foi avaliado pela própria Comissão de Proteção Civil do Concelho de Velas.

Após o prazo de consulta pública expirar, o mesmo documento irá a reunião de câmara e posteriormente será enviado ao serviço regional da Proteção Civil dos Açores para ser validado.

Luís Silveira explica que existe ainda a opção do plano não ser validado, sendo esse, no entanto, “um passo que é decidido pela própria Proteção Civil dos Açores para posteriormente ser validado pelo Governo dos Açores, nomeadamente pela Secretaria da Saúde que é que tem a tutela da Proteção Civil dos Açores”.

O Presidente da Câmara Municipal de Velas afirma ainda que este sempre foi um dos objetivos do seu manifesto eleitoral. Até ao final do ano conta ainda com a aprovação do documento, tal como com alguns dos simulacros feitos dado que é necessário entender se as várias instituições do concelho “estão ao nível de capacidade de atuar em caso de catástrofe” para que se possa “perceber se o documento é efetivamente funcional e se houver eventualmente alguma lacuna, se possam realizar os acertos necessários”.

Linda Luz/RL Açores

Deixe uma resposta