Home / Saude / Plano Regional de Saúde visa melhorar o nível de saúde dos açorianos, afirma Luís Cabral
Plano Regional de Saúde visa melhorar o nível de saúde dos açorianos, afirma Luís Cabral

Plano Regional de Saúde visa melhorar o nível de saúde dos açorianos, afirma Luís Cabral

O Plano Regional de Saúde (PRS) para o triénio 2014-2016 vai permitir fazer um diagnóstico de quem vive na Região, de modo a que se possam tomar as medidas necessárias para se obterem “ganhos reais” para os açorianos, afirmou hoje o Secretário Regional da Saúde.

Luís Cabral, que falava em Angra do Heroísmo, na sessão de apresentação do documento, frisou que se pretende “com toda a transparência e isenção científica” saber a situação real da saúde de quem vive no arquipélago, sem a preocupação de saber se esses valores são mais elevados ou mais baixos do que o todo nacional ou em outras localidades.

A Direção Regional de Saúde recolherá depois os dados, concentrando essa informação, sendo uma das grandes diferenças em relação ao plano anterior a inclusão dos indicadores mensuráveis, que se podem depois comparar com o resto do país e com o resto do mundo.

Nesse sentido, a Direção Regional da Saúde está a trabalhar para que haja uma monitorização permanente desses indicadores.

O Plano Regional de Saúde 2014-2016 assenta em quatro estratégias regionais, que pretendem ir de encontro aos problemas específicos dos Açores, que se desenvolvem em 18 áreas de intervenção com objetivos concretos, indicadores precisos e metas mensuráveis.

O documento estará em discussão durante um mês, tendo o Secretário Regional da Saúde exortado todos os intervenientes, principalmente os profissionais de saúde, para que “utilizem este período de discussão para melhorar o documento e adaptá-lo à realidade de cada ilha”.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top