Home / Saude / Políticas de prevenção da saúde mental devem ter psicólogos por parceiros, afirma Rui Luís
Políticas de prevenção da saúde mental devem ter psicólogos por parceiros, afirma Rui Luís

Políticas de prevenção da saúde mental devem ter psicólogos por parceiros, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde defendeu, em Ponta Delgada, a intervenção precoce em saúde mental com o recurso a equipas multidisciplinares, dotadas de psicólogos.

“Os psicólogos são parceiros por excelência na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida, e na prioridade que queremos prosseguir ao nível da prevenção”, salientou Rui Luís, que falava terça-feira na cerimónia de posse da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Na sua intervenção, frisou ainda que os dados obtidos pela Direção Regional da Saúde, através do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco relacionados com a Saúde, assim como os dados recolhidos no Inquérito Regional de Saúde, são “importantíssimos para podermos desenvolver e implementar novas estratégias regionais de combate à toxicodependência, à violência, à obesidade, à gravidez na adolescência e ao suicídio”.

Rui Luís destacou ainda a importância da integração dos cuidados de saúde mental no sistema de saúde regional, tanto ao nível dos cuidados primários, como dos hospitalares e dos cuidados continuados, de modo a facilitar o acesso e a diminuir a institucionalização.

O titular da pasta da Saúde apelou também à colaboração dos psicólogos no arranque das equipas de saúde mental de apoio domiciliário, no âmbito  da implementação da rede regional de cuidados continuados integrados de saúde mental.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top