“Políticas dos últimos anos têm sido benéficas para o setor agrícola dos Açores”, lembrou Duarte Moreira

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista acusou esta terça-feira os partidos da oposição de “tentarem fazer passar a ideia que, nos Açores, no setor agrícola, temos tido uma política de terra queimada”, lembrando as políticas e os resultados que os Governos dos Açores, de responsabilidade socialista, têm alcançado, ao longo dos últimos anos.

Duarte Moreira falava na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde está a decorrer a sessão plenária de junho.

O deputado socialista admitiu que o atual contexto  do setor agrícola nos Açores, nomeadamente leiteiro, “não atravessa o seu melhor momento”, mas recordou também que o setor agrícola Açoriano teve uma “trajetória ascendente nos últimos 20 anos, com uma evolução positiva, em termos quantitativos e qualitativos, fruto de um esforço de modernização e reestruturação”, com “apoios que se têm mantido e, muitas vezes, sido reforçados”.

Duarte Moreira frisou as apostas feitas na “melhoria genética e na melhoria inequívoca das condições sanitárias, na introdução de novas tecnologias, que geraram ganhos de produtividade e rentabilidade nas explorações”.

O deputado do PS/Açores referiu também o “aumento registado nos últimos 10 anos de 20% na produção de leite e o crescimento de produção dos seus derivados, como é o caso do queijo, dos iogurtes e da manteiga”.

Duarte Moreira explicou que ao nível dos preços pagos ao produtor, indicador que considerou fundamental, verificou-se uma “trajetória ascendente desde 2011 até 2014, atingindo-se valores superiores aos verificados no continente português; este ciclo só foi quebrado devido à anomalia dos mercados, verificada a partir do final de 2014”, explicou Duarte Moreira.

“A trajetória crescente do setor agrícola Açoriano verificada nos últimos 20 anos comprova-se pelos dados objetivos e pelas estatísticas, mas também pela notoriedade que os produtos Açorianos conseguiram. Este é um património dos agricultores dos Açores, mas também de todos os Açorianos e do PS, que soube ao longo deste tempo estabelecer uma parceria com aqueles constroem diariamente um setor agropecuário com peso na nossa economia, gerador do nosso bem estar social. E é para isso que os Açorianos sabem que podem continuar a contar com o PS”, finalizou Duarte Moreira.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta