Home / Destaque / População aderiu em massa ao Dia das Montras na Vila das Velas – já é, oficialmente, Natal na sede do concelho (c/áudio)
População aderiu em massa ao Dia das Montras na Vila das Velas – já é, oficialmente, Natal na sede do concelho (c/áudio)

População aderiu em massa ao Dia das Montras na Vila das Velas – já é, oficialmente, Natal na sede do concelho (c/áudio)

Numa noite em que São Pedro deu tréguas foram muitas as pessoas que encheram as ruas principais da Vila das Velas para participar no tradicional Dia das Montras.

A noite em que é inaugurada a iluminação de Natal da Vila e em que decorre o tradicional concurso de Montras chama sempre muita gente à sede do concelho.

Este ano o evento começou também como é já hábito com o desfile da charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas, Seguindo-se o desfile, pela rua principal, do Grupo de Folclore de Rosais e das Filarmónicas da Vila, nomeadamente a Filarmónica Lusitânia Club Recreio Velense e da Filarmónica Nova Aliança, que após o desfile deu um concerto na Praça Velha.

Mas nesta noite a grande expectativa são as montras do comércio local que são decoradas pondo em destaque os motivos de natal aliados à criatividade e originalidade dos comerciantes, de forma a participar no concurso, numa noite que é essencialmente de e para o comércio local, como atestou João Paulo Oliveira, presidente do Núcleo Empresarial da ilha de São Jorge.

Opinião semelhante tem Luís Silveira, o Presidente do Município das Velas, que organiza este evento em parceria com o Núcleo Empresarial e com a Associação Cultural.

Este ano estiveram a concurso apenas oito montras. Menos do que é habitual, uma vez que foram alteradas as regras do concurso.

Este ano a Montra vencedora foi a da loja “A Minha Ourivesaria”, em segundo lugar ficou a montra da loja “Ambientes&Beleza”, sendo que a da loja “Rut Beauty&Care” ficou em terceiro lugar.

Numa noite que foi de festa e em que o espírito natalício já domina, o Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, aproveitou para deixar uma mensagem de Natal aos Munícipes.

Esta é a noite que, simbolicamente, dá o arranque à época Natalícia na Vila das Velas, com as ruas a encherem-se a partir de agora de muita luz, cânticos e um grande espírito natalício capaz de envolver miúdos e graúdos, sendo que os mais novos deixam-se encanta pela presença do pai natal e reparam em todos os enfeites da rua dedicados à sua geração.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top