Home / Destaque / “Portuguese in California” de Nelson Ponta-Garça com apresentação “especial” em São Jorge
“Portuguese in California” de Nelson Ponta-Garça com apresentação “especial” em São Jorge

“Portuguese in California” de Nelson Ponta-Garça com apresentação “especial” em São Jorge

Um dos pontos altos da reabertura do Auditório Municipal das Velas, esta quarta-feira, foi a apresentação do Documentário “Portuguese in California” de Nelson Ponta Garça.

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, foi em São Jorge, mais precisamente na freguesia dos Rosais, que Nelson cresceu.

Esta quarta-feira o sentimento era “especial” ao poder apresentar naquela que é a sua terra um importante trabalho que dá muito a conhecer sobre a emigração portuguesa, maioritariamente açoriana, para o Estado da Califórnia.

“Depois de viajarmos por toda a Califórnia, a Costa Leste, Macau, Canadá, uma série de lugares”, passando também por várias ilhas dos Açores, “finalizar aqui na ilha de São Jorge, na ilha em que eu não nasci mas é como se tivesse nascido porque vim para cá muito novo, é muito especial”, revelou Nelson Ponta-Garça, acrescentando que este é, sem dúvida, um momento “muito marcante”.

“Portugueses na Califórnia” é um documentário que retrata a essência da emigração e que mostra os portugueses e as gerações seguintes após a emigração dos seus antepassados para aquele estado “como nunca tinham sido vistos”.

De acordo com o produtor, este documentário retrata “histórias de sucesso desde a agricultura, literalmente, até Hollywood, portanto desde o Vale de São Joaquim até Los Angeles, San Diego”.

São nove episódios bilingues que implicaram mais de 150 entrevistas, cerca de 4 horas de imagens inéditas, de arquivo e fotografias históricas que ”mostram a Califórnia e os portugueses na Califórnia como nunca tinham sido vistos antes”.

O primeiro episódio da série documental que acaba por contar a história de seis gerações tem por nome “Coming to America”, abordando a chegada dos primeiros portugueses ao Estado da Califórnia, por volta de 1815. O segundo episódio, “The Early Days”, dá a conhecer a fundação das primeiras organizações portuguesas na Califórnia. Os seguintes episódios intitulam-se “The South – San Diego”, “The South – Los Angeles”, “The Valey”, “Bay Area”, “The North”, “Culture” e “Culture/Future”.

No que diz respeito a projetos para o futuro, Nelson Ponta-Garça nomeia “Portugueses na Nova Inglaterra” e “Portugueses na América”.

“Portugueses na Nova Inglaterra” já está a ser trabalhado a nível de pós produção, como adiantou o responsável pelo projeto.

Quanto ao “Portugueses na América” trata-se de “um projeto muito mais global, que irá ser algo que acho que vai ter um impacto grande e do qual eu estou muito entusiasmado”, revelou.

“Este projeto ‘Portugueses na América’ tem o objetivo, sobretudo, de mostrar os portugueses na América aos americanos, porque muitos americanos não conhecem as histórias de sucesso dos portugueses que estão na América”, afirmou Nelson Ponta-Garça.

Esta série documental teve a sua estreia em São José, em abril de 2014, tendo sido transmitida nos canais televisivos norte-americanos bem como de outros países, estando também disponível em DVD.

Nos Açores começou por ser apresentado na ilha de São Miguel passando por outras ilhas, culminando agora em São Jorge. Depois da apresentação desta quarta-feira que marcou a reabertura do Auditório Municipal das Velas, Nelson Ponta-Garça volta a apresentar este seu trabalho já este sábado, na Freguesia dos Rosais, no âmbito das Festas da freguesia que estão a decorrer.

LA/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top