Home / Destaque / Posto Médico do Topo reaberto recentemente abrange mais de 400 utentes
Posto Médico do Topo reaberto recentemente abrange mais de 400 utentes

Posto Médico do Topo reaberto recentemente abrange mais de 400 utentes

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que a contratualização célere dos médicos internos e a possibilidade de formação específica são contributos fundamentais para a cobertura total de médico de família a todos os Açorianos.

“Aquilo que o Serviço Regional de Saúde está a fazer é, por um lado, acelerar o processo de contratualização dos médicos que terminem o internato, e foi isso que conseguimos fazer em 2017, e, por outro lado, dar-lhes formação extra, situação que já está contemplada no Plano de Formação de 2018”, frisou Rui Luís, que falava no final de uma visita ao Posto Médico do Topo, em São Jorge, que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

O Posto Médico do Topo, no concelho da Calheta, recentemente reaberto à população, abrange 460 utentes inscritos.

O titular da pasta da Saúde sublinhou que a reabertura desta extensão, bem como a recente reabertura do Posto Médico de Rosais, são a confirmação da política de proximidade que o Governo Regional tem vindo a reforçar nos Açores no que se refere a cuidados de saúde primários.

“É, efetivamente, uma mais valia para uma população que é envelhecida e que, se não fosse esta oportunidade, teria que se deslocar 30 quilómetros, até ao Centro de Saúde da Calheta, ou 50 quilómetros, até ao Centro de Saúde das Velas“, realçou o Secretário Regional.

O Posto Médico do Topo, localizado na Casa dos Tiagos, reabriu com um gabinete médico e um gabinete de enfermagem, na sequência de uma parceria entre a Casa do Povo do Topo e a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge.

“Com esta possibilidade, a freguesia passa a ter um médico todas as semanas aqui presente para as consultas programadas e para a atualização do receituário médico, para além de passar a ter uma enfermeira todos os dias“, salientou o governante.

Com esta reabertura, o Serviço Regional de Saúde passa a disponibilizar nove extensões de saúde em São Jorge e 99 no arquipélago.

 

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top