Home / Destaque / Posto Médico na freguesia dos Rosais reabriu à população esta quinta-feira (c/áudio)
Posto Médico na freguesia dos Rosais reabriu à população esta quinta-feira (c/áudio)

Posto Médico na freguesia dos Rosais reabriu à população esta quinta-feira (c/áudio)

 

A partir desta quinta-feira, dia 5 de abril, e quinzenalmente sempre neste dia da semana, a partir da 9h, António Salgado, médico no Centro de Saúde das Velas, passa a dar consultas aos seus utentes da freguesia dos Rosais, no recém-inaugurado Posto Médico daquela freguesia, localizado nas instalações da Casa do Povo dos Rosais, bem no centro da freguesia, no Edifício Sol.

Em tempos, vários médicos deslocavam-se à freguesia de forma a dar consultas aos seus utentes para que os mais idosos ou pessoas com maior dificuldade de transporte até à Vila das Velas não tivessem que se deslocar ao Centro de Saúde.

No entanto, essa prática foi suspensa durante alguns anos, devido às condições da antiga sede da Casa do Povo.

E é precisamente por isso que hoje António Salgado considera que esta é uma iniciativa muito importante e que pretende, exatamente, promover uma maior proximidade entre a Unidade de Saúde de Ilha e os utentes.

Ora, para a Unidade de Saúde de Ilha este é um objetivo alcançado, com Paulo Sousa, presidente do Conselho de Administração, a destacar o esforço feito por todas as partes.

Para já, será apenas o médico António Salgado e a Enfermeira Elisabete Cardoso, que faz parte daquele Núcleo de Saúde Familiar, a deslocarem-se quinzenalmente a Rosais, com Paulo Sousa a alertar para a limitação de recursos humanos que existe na Unidade de Saúde.

Para a Casa do Povo dos Rosais este é um dia importante, com Gil Ávila, presidente da Instituição, a salientar que deu trabalho reabrir o Posto Médico, mas é, sem dúvida, uma mais-valia para a freguesia e para a população mais idosa.

A Casa do Povo dos Rosais dispõe de uma administrativa dos serviços de Segurança Social que se desloca à terça e quinta-feira àquelas instalações, podendo a população marcar as suas consultas junto dessa administrativa. As consultas podem ainda ser marcadas nos restantes dias da semana junto da funcionária da Casa do Povo, sendo que as marcações deverão ser sempre feitas com alguma antecedência.

Por toda a ilha existem quatro postos médicos abertos, nomeadamente no Norte Grande, na Urzelina, em Santo Antão e agora novamente em Rosais, sendo que em breve, irá abrir um Posto Médico no Topo.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top