Home / Politica / “Potencial marítimo tem de passar das palavras aos atos”, considera Duarte Freitas
“Potencial marítimo tem de passar das palavras aos atos”, considera Duarte Freitas

“Potencial marítimo tem de passar das palavras aos atos”, considera Duarte Freitas

Duarte Freitas assegurou, este sábado, no Faial, que o Mar “será uma prioridade para os deputados sociais-democratas açorianos na Assembleia da República, de forma a que constitua um verdadeiro potencial económico gerador de riqueza e não, como até aqui, apenas gerador de discursos políticos”.

O presidente do PSD/Açores, que falava na cidade da Horta, durante a apresentação da lista de candidatos do partido à Assembleia da República, deixou, por isso, o compromisso de “lutar para que seja reconhecido aos Açores o seu papel na gestão do mar e dos nosso recursos marinhos e de lutar pelo aproveitamento de todo o potencial do Departamento de Oceanografia e Pescas”.

O líder do PSD/Açores salientou, ainda, a importância da próxima legislatura e explicou que os deputados sociais-democratas açorianos “estarão 100 por cento disponíveis para trabalhar com os outros deputados dos Açores para apresentar uma proposta conjunta de aprofundamento e aperfeiçoamento da Autonomia Política na Constituição da República Portuguesa”.

Segundo Duarte Freitas, é também desejável que “este trabalho de diálogo seja alargado a um aprofundamento do relacionamento com os deputados eleitos pela Madeira para uma defesa comum dos interesses das Autonomias”.

E acrescentou: “Não faltam matérias onde nada conquistaremos mantendo o distanciamento do passado. Os Açores e a Madeira estão afastados há demasiado tempo e isso tem penalizado a defesa das Autonomias a nível nacional”.

O presidente do PSD/Açores assegurou, igualmente, o compromisso de “proceder a uma profunda alteração da forma como tem sido exercido o mandato de deputado à Assembleia da República”.

“Desde logo”, adiantou, “ouvindo permanentemente os açorianos, indo a todas as nossas nove ilhas, reunindo com as populações, trabalhando em conjunto e levando a nossa voz à Assembleia da República”.

Para Duarte Freitas, “o povo dos Açores tem de saber quem são os seus deputados e de ter conhecimento do que eles fazem em representação e defesa das nossas ilhas”.

O presidente do PSD/Açores recordou que as próximas legislativas nacionais não se destinam apenas a escolher os deputados regionais, mas também a decidir sobre o futuro de Portugal: “As próximas eleições legislativas permitirão evitar o regresso aos tempos dos governos socialistas de José Sócrates e de António Costa, que levaram Portugal à bancarrota. Hoje, nenhum português dúvida da tarefa que impendeu sobre o governo de Passos Coelho e do grande trabalho que foi feito nos últimos quatro anos para retirar Portugal da situação de insolvência e de más contas públicas em que se encontrava”, disse.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top