Prémio de Pintura António Dacosta será entregue sexta-feira a Catarina Vieira Pereira

O Secretário Regional da Educação e Cultura entrega sexta-feira, em Ponta Delgada, o Prémio de Pintura António Dacosta à artista plástica açoriana Catarina Vieira Pereira, que venceu a primeira edição deste galardão com a obra intitulada ‘Renascimento ou Cadáver IV’.

Na sessão pública de atribuição do prémio, que terá lugar, pelas 16h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Catarina Vieira Pereira fará uma breve apresentação da obra premiada, abordando a inovadora metodologia a que recorreu para a criação daquela peça. 

O júri, constituído pelos artistas plásticos Maria José Cavaco e José Nuno da Câmara Pereira e pelo crítico de arte António Pinto Ribeiro, decidiu por unanimidade atribuir o prémio a esta obra, destacando, entre outros aspetos, “o facto de a artista recorrer a um processo inovador na produção da obra e na ousadia do formato”, salientando ainda que a obra premiada “revela qualidades plásticas consideradas relevantes numa artista em início de carreira”. 

A obra premiada, de acordo com o regulamento do concurso, será incorporada no fundo artístico do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. 

O Prémio de Pintura António Dacosta, no valor pecuniário de 12 mil euros, é atribuído pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direção Regional da Cultura, e destina-se a galardoar os artistas regionais e a valorizar a atividade cultural regional no domínio das artes plásticas, na categoria de pintura. 

Catarina Vieira Pereira, natural de S. Miguel, é mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo sido galardoada este ano com o primeiro prémio do IV Concurso LABJOVEM, na área das artes plásticas.

RL/Gacs

Deixe uma resposta