Home / Açores / Presidente da Assembleia Legislativa afirma que “os jovens são o presente”
Presidente da Assembleia Legislativa afirma que “os jovens são o presente”

Presidente da Assembleia Legislativa afirma que “os jovens são o presente”

A presidente da Assembleia Legislativa exortou os jovens estudantes a participar no Parlamento dos Jovens iniciando-se na vida democrática e cívica dos Açores e aproveitando a oportunidade única para defenderem os seus ideais e para iniciarem a construção de um futuro melhor.

Ana Luísa Luís explicou, na Escola Antero de Quental, numa sessão com mais de centena e meia de alunos e professores ocorrida na manhã do dia 13, que é no Parlamento que as ideias dos jovens chegarão a todos os açorianos e que é ali que se aprende a respeitar as diferenças e a defender as convicções de cada um.

“É lá – defendeu a presidente – que todos os açorianos terão acesso às vossas palavras, ao vosso pensamento, às vossas ideias, ao espírito inovador e reivindicativo tão próprio das vossas idades e tão saudável para fazer o mundo avançar” – como diz o poema de António Gedeão.

“É lá – continuou Ana Luísa Luís – que ficam gravadas as vossas intervenções. E o Parlamento dos Jovens traz consigo todo este simbolismo, porque efetivamente, é na Casa da Autonomia que terão oportunidade de apresentar, debater e trabalhar as vossas propostas.”

A presidente começou por convidar os alunos a sonhar e a transformar os sonhos em realidade, uma vez que, ao contrário do que sempre se diz, que “os jovens não são o futuro mas o presente”, um presente que exige uma intervenção.

O convite foi feito em nome do Parlamento açoriano e em nome da democracia a uma plateia interessada constituída por Escolas da ilha de São Miguel. Ana Luísa afirmou ainda que a cidadania é participação, “aproveitando as oportunidades que nos são dadas, conquistando outras e construindo outras ainda.”

Os conceitos de autonomia e democracia parecem distantes nas rotinas diárias, mas a verdade é que a democracia consiste em cada um de nós ter a liberdade de participar na vida do nosso concelho, da nossa ilha, da nossa região, do nosso país e essa participação só é plena com a intervenção dos jovens – concluiu a presidente da Assembleia Legislativa.

GI ALRAA/RL Açores

About admin

Leave a Reply