Saude

Presidente do Governo anuncia incentivos para atrair médicos de especialidades mais carenciadas

O Presidente do Governo anunciou a criação de incentivos destinados a atrair para os Açores médicos das especialidades mais carenciadas, com o objetivo de dar resposta às áreas onde o Serviço Regional de Saúde ainda apresenta algumas lacunas.

Vasco Cordeiro assegurou que o seu executivo tem em conta a componente de humanização da Saúde, a qual, num arquipélago, está, desde logo, relacionada com a deslocação de doentes para o exterior, quando não é possível, na Região, a obtenção das respostas clínicas adequadas.

Segundo o Presidente do Governo, no âmbito do Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, que foi enriquecido e consolidado pelo debate com os cidadãos e as forças vivas de todas as ilhas, existem alguns aspetos que começam a produzir resultados, mas que terão ainda uma maior visibilidade e efeito útil no futuro próximo.

De acordo com o Presidente do Governo dos Açores, o Call Center da Saúde que está a funcionar deste janeiro, utilizando o método da triagem telefónica de Manchester, permitiu que, no primeiro mês deste novo serviço, fossem já recebidas e triadas cerca de 1.700 chamadas.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que o Serviço Regional de Saúde é “uma das mais importantes conquistas da nossa Autonomia”.

O Presidente do Governo salientou que, regularmente, temos notícia do trabalho desenvolvido por serviços e por profissionais que foram pioneiros nas suas áreas e que engrandecem e prestigiam o Serviço de Saúde dos Açores, assim como de atos clínicos que já são possíveis realizar nos Açores, evitando que milhares de Açorianos tenham de deslocar-se ao Continente, uma das condições essenciais na humanização da Saúde na Região.

Gacs

Comment here