Home / Açores / Presidente do Governo quer dar “novo impulso” às relações entre os Açores e a Califórnia
Presidente do Governo quer dar “novo impulso” às relações entre os Açores e a Califórnia

Presidente do Governo quer dar “novo impulso” às relações entre os Açores e a Califórnia

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, destacou hoje, em Sacramento, nos EUA, a importância de “dar um novo impulso” ao acordo de geminação assinado em 2002 entre os Açores e a Califórnia, salientando o papel que a Região pode desempenhar no quadro do próximo Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre os EUA e a União Europeia.

 

Vasco Cordeiro, que falava no final de uma audiência com o Presidente do Senado da Califórnia, Darrel Steinberg, salientou que esta reunião, realizada no Capitólio, permitiu “abordar um conjunto de assuntos que têm a ver com questões inerentes ao acordo de geminação entre os Açores e a Califórnia”, nomeadamente com a “oportunidade de lhe dar um novo impulso que possa corresponder aos objetivos” com que este acordo foi aprovado pelas duas partes.

 

O Presidente do Governo considerou, por isso, relevante a “apresentação das oportunidades que os Açores apresentam em vários domínios, nomeadamente no que tem a ver com áreas tradicionais de afirmação da Região, mas também em áreas de vanguarda”.

 

“Nesse âmbito, o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre a União Europeia e os EUA é, no fundo, uma oportunidade para, quer os EUA, quer a UE, onde os Açores estão integrados, poderem retirar benefícios em termos de desenvolvimento e de progresso económico”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Neste encontro, o Presidente do Governo convidou o senador Darrel Steinberg a visitar a Região e destacou a “importância que os Açores atribuem à forma como as suas comunidades residentes na Califórnia têm demonstrado um elevado grau de compromisso com o desenvolvimento e com o progresso deste Estado”.

 

Nesse sentido, salientou “o trabalho que desenvolvem nas mais variadas áreas e domínios da economia”, num importante contributo para o desenvolvimento da Califórnia, sendo, por isso, “uma referência nesta zona, particularmente no que se refere a questões relativas à indústria de lacticínios”.

 

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top