Home / Açores / Presidente do Governo recebeu Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República
Presidente do Governo recebeu Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República

Presidente do Governo recebeu Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República

O Presidente do Governo recebeu terça-feira, em Ponta Delgada, a Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, uma oportunidade para Vasco Cordeiro informar os deputados sobre o processo da Base das Lajes e fazer uma apreciação muito positiva da missão desempenhada pelas Forças Armadas portuguesas na Região.

“Tive a oportunidade de transmitir a nossa perspetiva sobre as diversas componentes que apresenta o processo da Base das Lajes”, ao nível ambiental e económico, na sequência da decisão norte-americana de reduzir a sua presença civil e militar na ilha Terceira, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou que neste encontro foi também apresentado o trabalho que tem sido feito com o Governo da República, no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT).

Nesse sentido, apontou, entre outros exemplos, a operação de voos low-cost para esta ilha, a certificação em curso da Base das Lajes para utilização permanente por aeronaves civis e a candidatura do Porto da Praia da Vitória ao chamado Plano Junker.

“Gostaria, também, de dar nota pública de que transmiti à Comissão de Defesa Nacional o trabalho excecional que as Forças Armadas desempenham na nossa Região e que, sobretudo na componente de auxilio às populações, muitas vezes em momentos de grande angústia, como as calamidades naturais, é o que tem maior visibilidade”, mas também ao nível das evacuações médicas, destacou Vasco Cordeiro.

“Infelizmente, na nossa história mais recente têm sido vários os acontecimentos em que as Forças Armadas – Exército, Força Aérea e Marinha – responderam presente e deram um contributo e um apoio inestimável para a normalização dessas situações e para o auxilio às populações”, disse.

De acordo com o Presidente do Governo, este foi um encontro produtivo e útil, pela constatação, por um lado, que os deputados da Comissão de Defesa Nacional estão bem informados em relação a estas questões e, por outro, pelo que permitiu de troca de impressões quanto à perspetiva que o Governo dos Açores tem em relação a cada um destes assuntos.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top