Home / Politica / Presidente do Governo Regional não faz parte da solução para o aeroporto da Horta, acusa PSD
Presidente do Governo Regional não faz parte da solução para o aeroporto da Horta, acusa PSD

Presidente do Governo Regional não faz parte da solução para o aeroporto da Horta, acusa PSD

 

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial lamentaram hoje que o Presidente do Governo Regional persista em “não fazer parte da solução na grande reivindicação a ilha – a ampliação da pista do aeroporto da Horta –. Pelo contrário, continua a arranjar desculpas para não avançar com aquele investimento”, afirmam, em comunicado, Carlos Ferreira e Luís Garcia.

“É preciso lembrar ao Presidente do Governo que, recentemente, o Governo da República anunciou investimentos no aeroporto de Lisboa, igualmente gerido pela mesma empresa privada. Nos outros aeroportos geridos pela mesma entidade privada é possível realizar investimentos públicos, só no aeroporto da Horta é que não é”, reclamam os social democratas.

Carlos Ferreira e Luís Garcia consideraram “positivo” o recente anúncio do Presidente do Governo Regional de que vai propor a alteração das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre o arquipélago e o continente, com o objetivo de tornar mais atrativas as rotas que estão sujeitas a essas obrigações, nomeadamente a do Faial, a do Pico e a de Santa Maria, referindo que, “por essa via, se poderá haver outras companhias e outros voos que possam servir o aeroporto da Horta”.

Mas reiteram que, “se o objetivo é, como afirma o Presidente do Governo, tornar a rota da Horta mais atrativa e garantir mais voos, mais oferta e mais passageiros, seguramente que isso aumenta a necessidade de uma pista com melhores condições de operacionalidade. Ou seja, a alteração das obrigações de serviço público não substitui nem diminui a necessidade de ampliação da pista do nosso aeroporto. Bem, pelo contrário”, afirmam.

E acrescentam que as últimas declarações do Presidente do Governo Regional sobre a matéria “provam o que sempre temos vindo a dizer, que neste processo falta o essencial, que são a vontade e a decisão política do Governo Regional para avançar com um investimento que é estruturante. Essa vontade política não se vislumbra nas declarações e na atuação do Governo Regional e do PS”, criticam.

Os deputados do PSD/Açores reafirmam que o Governo Regional “deve assumir a liderança política do processo, procurando constituir uma parceria com o Governo da República e com a empresa concessionária, com vista à concretização da ampliação da pista do aeroporto, recorrendo também a fundos comunitários”, concluem.

GI PSD Açores/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top