Produzir bem não chega é preciso saber vender o produto Açores, defende o Grupo Parlamentar do PS

“O que é que uma Região pequena como a nossa – em termos de população, dimensão territorial, com uma plataforma oceânica muito difícil de explorar e profunda – pode ter para oferecer para o exterior?”. Este foi o repto lançado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, através do deputado Francisco César, no âmbito da conferência sobre “A imagem dos Açores”, realizada esta terça-feira no Pico, durante as Jornadas Parlamentares

A reflexão sobre “Exportação e Comercialização de Produtos Açorianos” juntou diversos intervenientes no auditório do Museu dos Baleeiros – Luís Vieira Leal da SDEA, Marco Faria da Curral Atlantis, Raísa Santos da TRIPIX, Jorge Pereira da Verde Atlântico e Terry Costa MiratecArts – e proporcionou um debate bastante participado pela assistência.

Em resposta ao que pode ser exportado pela Região, Francisco César considera que não faltam exemplos – “Turismo, leite, derivados dos lacticínios, vinho, carne, cultura, pesca entre outros, são tudo produtos que os Açores têm para oferecer” – e realça que “todos estes produtos podem ser competitivos num mercado que é global”. No entanto, “não é pela quantidade nem pelo preço que os produtos podem ser competitivos”, defende o deputado socialista que moderou o debate, esclarecendo que “a única característica que os produtos dos Açores podem ter para oferecer, que os torna diferentes de todos os outros, está relacionado com a ligação à singularidade de uma Região com especificidades como a nossa”.

Saber vender bem os produtos dos Açores é o grande desafio que deve unir esforços: “Como é que poderemos não só produzir bem, como também saber vender bem?”. A estratégia deve passar pela “produção com qualidade, com uma diferenciação que aproveite o melhor que a imagem da nossa Região nos pode dar e com uma estratégia de marketing efetiva, que permita aos mercados consumidores conhecer o nosso produto”. Francisco César acrescenta: “As nossas empresas estão a compreender que a aposta no marketing dos seus produtos é praticamente tão importante como a qualidade destes, pois de nada serve produzir se não se conseguir vender bem”.

O deputado do PS Açores sublinha: “É isto que tem vindo a acontecer aproveitando um conjunto de mecanismos disponibilizados pelo Governo dos Açores que permite aos nossos empresários vender bem os produtos dos Açores”.

GI PS Açores/RL AÇores