Home / Açores / Programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” assume cada vez mais relevância nas escolas dos Açores
Programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” assume cada vez mais relevância nas escolas dos Açores

Programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” assume cada vez mais relevância nas escolas dos Açores

A Diretora Regional da Juventude destacou hoje, em Ponta Delgada, o aumento significativo da participação de docentes do 1.º Ciclo (46%) e do ensino profissional (42%) na sexta edição do programa ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’.

Pilar Damião salientou que este crescimento “vai ao encontro do objetivo do Governo dos Açores de consolidar este projeto em todos os graus do ensino obrigatório, assegurando que os conceitos, as atitudes e as práticas empreendedoras se tornem numa maneira de pensar e de agir dos jovens açorianos e os ajudem a tomar iniciativas nas áreas social, cultural, ambiental ou empresarial”.

A Diretora Regional, que falava na abertura da formação inicial de professores no âmbito deste projeto, adiantou que esta edição conta com a participação de 144 professores, mais 91 do que na primeira edição do programa.

Relativamente aos alunos envolvidos, aumentaram de 1.040 na primeira edição para 3.700, chegando este programa a 62 escolas da Região.

Pilar Damião recordou que o programa ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’ surgiu como “um desafio aos jovens, aos professores e às escolas, antecipando-se, assim, à Comissão Europeia que, desde 2014, tem vindo a realçar a importância do empreendedorismo ser incluído nos vários níveis de ensino”.

Para a Diretora Regional da Juventude, desafiar os jovens para que desenvolvam uma atitude empreendedora, associada à inovação, à tecnologia, à qualidade, à criatividade, à informação e à organização, tornou-se central na criação de gerações mais argutas.

Nesse sentido, Pilar Damião salientou que, contando com os participantes na edição deste ano, “podemos afirmar, com orgulho, que 260 professores receberam formação especializada em educação para o empreendedorismo, através da frequência de formação acreditada, e aplicaram o pacote formativo a cerca de 650 turmas”.

O programa ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’ é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

A formação de professores, que decorre até quinta-feira, em Ponta Delgada, conta com a participação de 40 docentes do ensino básico (2.º e 3.º ciclos), secundário e profissional, tendo como objetivo aprofundar e alargar os conhecimentos dos docentes na área de empreendedorismo.

 

A formação de professores do 1.º Ciclo decorre em Angra do Heroísmo e destina-se aos docentes que participam pela primeira vez neste programa, que visa despertar e incentivar nos professores e nos alunos o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir, simultaneamente, para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top