Home / Açores / “Programa Estagiar L é uma forma dos enfermeiros terem um primeiro contacto com a profissão”, afirma Luís Cabral
“Programa Estagiar L é uma forma dos enfermeiros terem um primeiro contacto com a profissão”, afirma Luís Cabral

“Programa Estagiar L é uma forma dos enfermeiros terem um primeiro contacto com a profissão”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou este domingo, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores “não reconhece qualquer ilegalidade” na gestão do programa Estagiar L para enfermeiros, pois acredita “ser uma boa forma dos recém-licenciados terem um primeiro contacto com a profissão”.

Luís Cabral, que falava, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia solene de Vinculação à Profissão de Enfermeiro, defendeu que os programas de estágio dão aos enfermeiros “a possibilidade de terem já alguma experiência profissional quando se candidatarem ao primeiro emprego”.

“Essa experiência coloca-os bem à frente dos seus colegas do continente na ordenação dos candidatos com o mesmo tipo de licenciatura”, frisou o Secretário Regional.

O tutelar da pasta da Saúde destacou ainda o compromisso assinado com a Ordem dos Enfermeiros para cumprir as dotações seguras nas unidades prestadoras de cuidados de saúde da Região, o que considerou como um “sinal claro” do reconhecimento do Governo Regional de que nem tudo está bem e de que ainda há trabalho a fazer.

“O Serviço Regional de Saúde tem uma dotação de enfermeiros muito superior à realidade que infelizmente se verifica no continente, pelo que é injusto não reconhecer publicamente o esforço que a Região Autónoma dos Açores tem feito e pretende continuar a fazer, apesar dos tempos difíceis que tivemos de ultrapassar nos dois primeiros anos deste mandato”, afirmou.

Luís Cabral referiu que, em 2015, o Serviço Regional de Saúde admitiu 71 novos enfermeiros e que está prevista a abertura de um total de 136 vagas para estes profissionais durante todo o ano de 2016.

O governante destacou ainda os resultados do Inquérito de Satisfação dos Utentes das Unidades de Saúde da Região Autónoma dos Açores, onde os cuidados prestados pelos enfermeiros obtiveram uma “excelente avaliação”.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top