Ultimas
Home / Açores / Projeto RISE em bom andamento
Projeto RISE em bom andamento

Projeto RISE em bom andamento

A SATA já tem um dos seus aviões modificado para o projeto RISE

Está em curso o processo de desenvolvimento do projeto RISE, com vista melhorar a trajetória de aproximações RNP AR no Aeroporto da Horta.

O projeto prevê a instalação nas aeronaves A320 de equipamentos que se suportam em tecnologia satélite GPS. Uma das aeronaves já se encontra modificada, prevendo-se que a segunda venha a cumprir os requisitos durante o presente mês de setembro e a terceira aeronave durante o mês de outubro.

Prevê-se que a validação do projeto RISE decorra até ao final de outubro de 2016 e a realização dos voos de aferição e sua monitorização durante os meses de novembro e dezembro 2016.

A conclusão do processo de certificação da ANAC, está prevista para janeiro 2017, a partir do qual de imediato decorrerá o processo de formação e certificação das tripulações da SATA para operação RNP AR.

O RISE é um projeto Europeu lançado no final de 2014, que ao ser implementado, irá permitir a realização de aproximações à pista, sem necessitar de recorrer a equipamentos terrestres, tais como ILS, VOR, ou NDB, e realização de aproximações com tetos mínimos mais baixos, induzindo desta forma melhorias operacionais aumentando a segurança de voo, pela implementação de novos procedimentos, reduzir o consumo de combustível e os tempos de voo, assim como reduzir o número de irregularidades operacionais.

CA SATA

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top