Home / Açores / Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sábado em todo o arquipélago dos Açores
Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sábado em todo o arquipélago dos Açores

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sábado em todo o arquipélago dos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão Helen, de categoria 1, localizava-se às 09H00 a aproximadamente 1.885 km a sul/sudoeste dos Açores.

O furacão está a deslocar-se para norte a 22 km/h, prevendo-se que diminua de intensidade durante o dia de hoje, passando a classificar-se como tempestade tropical.

De acordo com a previsão, existe a probabilidade entre 60 a 70% de que as ilhas do Grupo Ocidental comecem a sentir os efeitos desta tempestade a partir da tarde de sábado, 15 de setembro.

Nestas condições, prevê-se, a partir da tarde de sábado, vento muito forte do quadrante sul, com rajadas até 120 km/h, chuva forte e ondas do quadrante sul entre seis a oito metros de altura significativa nas Flores e no Corvo.

Nas restantes ilhas do arquipélago também se prevê um agravamento do estado do tempo devido à passagem da tempestade tropical, no entanto será de forma menos significativa.

Assim, prevê-se, no sábado, para o Grupo Central, vento forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h, e períodos de chuva forte.

No Grupo Oriental, prevê-se vento do quadrante sul moderado a fresco, com rajadas até 50 km/h, e períodos de chuva forte.

Os interessados podem acompanhar a evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e obter mais informações através dos canais de comunicação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, no endereço eletrónico https://www.prociv.azores.gov.pt, na página do Facebook, em https://pt-pt.facebook.com/SRPCBA, ou no Twitter, em https://twitter.com/PROCIVazores.

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top