Home / Açores / Proteção Civil alerta para previsão de agravamento do estado do tempo nos Açores
Proteção Civil alerta para previsão de agravamento do estado do tempo nos Açores

Proteção Civil alerta para previsão de agravamento do estado do tempo nos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma depressão frontal a noroeste do arquipélago, com deslocamento para leste, deverá provocar um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, inicialmente no Grupo Ocidental estendendo-se depois aos restantes grupos.

Nestas condições, emite-se:

Para o Grupo Ocidental

Aviso VERMELHO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, no período entre as 11H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro, e as 02H00 de quinta-feira, 2 de fevereiro. Ondas de noroeste (altura máxima das ondas pode atingir os 20 metros).

Aviso LARANJA referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima, no período entre as 05H00 e as 20H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Direção de oeste a rodar para noroeste.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, no período entre as 05H00 e as 11H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Ondas de noroeste.

Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima, no período entre as 09H00 de hoje, 31 de janeiro, e as 05H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Direção de oeste.

VENTO relativo a Velocidade Média, no período entre as 05H00 e as 20H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Direção de oeste a rodar para noroeste.

Para o Grupo Central

Aviso VERMELHO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, no período entre as 17H00 quarta-feira, 1 de fevereiro, e as 02H00 de quinta-feira, 2 de fevereiro. Ondas de noroeste (altura máxima das ondas pode atingir os 18 metros).

Aviso LARANJA referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, no período entre as 11H00  e as 17H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Ondas de noroeste.

Aviso AMARELO referente a:

VENTO relativo a Rajada Máxima, no período entre as 11H00 e as 23H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Direção de oeste a rodar para noroeste.

Para o Grupo Oriental

Aviso LARANJA referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, no período entre as 17H00 e as 23H00 de quarta-feira, 1 de fevereiro. Ondas de noroeste.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que, entre outras, sejam tomadas as seguintes medidas de autoproteção:

Consolide telhados, portas e janelas;

Corte ou pode as árvores próximas, em risco de queda, procure informação na sua autarquia;

Guarde os objetos soltos do jardim, um objeto mesmo que o considere leve, projetado pelo vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e até acidentes pessoais graves;

Feche bem as janelas e persianas;

Reforce as amarrações da sua embarcação ou mude-a para local seguro;

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas. Afaste-se de áreas baixas junto à costa;

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.

Estar atento às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

GaCS/SRPCBA/RL Açores

Imagem: ©IPMA

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top