Home / Saude / “Protocolos com as freguesias vão permitir uma política de cuidados de proximidade”, afirma Luís Cabral
“Protocolos com as freguesias vão permitir uma política de cuidados de proximidade”, afirma Luís Cabral

“Protocolos com as freguesias vão permitir uma política de cuidados de proximidade”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em S. Miguel, a política de proximidade que o Serviço Regional de Saúde tem mantido com os Açorianos através dos postos e unidades de saúde nas várias freguesias dos Açores.

Luís Cabral, que falava à margem de uma visita ao Posto de Saúde dos Arrifes, no concelho de Ponta Delgada, salientou o trabalho da Junta de Freguesia na recuperação do edifício onde está instalada a unidade de saúde, considerando ser um “bom sinal de parceria entre o Governo Regional e o poder local na proximidade dos cuidados de saúde”.

Na ocasião foi assinado um protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional da Saúde e a Junta de Freguesia dos Arrifes que visa dar continuidade à remodelação das unidades de prestação de cuidados de saúde em proximidade.

“Com a inauguração do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada passamos para uma segunda fase, que consiste na remodelação de unidades de saúde em toda a Região, tendo em conta que queremos garantir uma proximidade nas freguesias, especialmente com este neste novo modelo dos núcleos de saúde familiar”, frisou o Secretário Regional.

Luís Cabral adiantou que este modelo de protocolo foi também assinado com as freguesias da Relva e da Covoada, estando para breve a assinatura também com a freguesia da Maia, todas na ilha de São Miguel.

O Secretário Regional da Saúde apelou a todas as freguesias dos Açores para que estabeleçam este tipo de protocolo, de forma a trabalharem no sentido de dotar os postos de saúde de condições adequadas.

“Esta é uma parceria que deve existir entre as várias freguesias e o Governo dos Açores, no sentido de se proporcionar as melhores condições para a implementação dos núcleos de saúde familiar, assim como para os utentes que usufruem desses espaços”, afirmou Luís Cabral.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top