Ultimas
Home / Politica / “PS assume o desafio de criar condições para o regresso dos jovens Açorianos que estão no exterior a estudar e a qualificar-se”, realçou Berto Messias
“PS assume o desafio de criar condições para o regresso dos jovens Açorianos que estão no exterior a estudar e a qualificar-se”, realçou Berto Messias

“PS assume o desafio de criar condições para o regresso dos jovens Açorianos que estão no exterior a estudar e a qualificar-se”, realçou Berto Messias

“Temos de continuar o caminho de valorização do emprego e da promoção do aumento da empregabilidade, assumindo como fator crucial para o futuro, o desafio de criar as condições necessárias para que os jovens que estão hoje no exterior da Região a estudar e a qualificar-se, regressem para os Açores e aqui apliquem o que aprenderam, contribuindo ativamente para o futuro da Região”, defendeu Berto Messias, à saída de uma reunião com a CGTP/Açores, no âmbito das prioridades do Plano de Investimentos dos Açores para 2016.

“Não fazê-lo seria desperdiçar um dos mais relevantes recursos que temos, os nossos jovens, o nosso capital humano”, afirmou Messias.

Segundo o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, “bem sabemos o esforço gigantesco que muitas famílias fazem para conseguirem ter um ou mais filhos a estudar fora da Região. Cabe-nos implementar as políticas públicas necessárias para que esse investimento familiar tenha retorno aqui, nos Açores”.

Para Berto Messias “as prioridades do Plano de Investimentos para 2016 são muito evidentes em continuar este caminho de apoio ao emprego e de aumento da competitividade das empresas, contribuindo para a criação e manutenção de postos de trabalho e para a promoção de novas oportunidades. Temos feito um caminho muito difícil, mas com bons resultados. Eu recordo que fruto da crise internacional e do impacto das políticas de austeridade nacionais em vários sectores, passámos por momentos muito difíceis. A taxa de desemprego chegou a atingir os 18%. Hoje essa taxa é de 11,3% e temos mais população empregada”.

“Esse valores não nos tranquilizam, nem tudo está resolvido e as questões laborais são muito voláteis e imprevisíveis; Temos de manter uma atenção permanente a esta área, mas sabemos que estamos no caminho certo e o Plano de Investimentos para 2016 consolida esse caminho”.

O Grupo Parlamentar do PS Açores iniciou hoje um conjunto de reuniões com os parceiros sociais para discutir as prioridades do Plano de Investimentos da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2016.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top