Ultimas
Home / Destaque / PS vota contra revisão da operação da Atlânticoline que afeta ligações no Grupo Central no próximo verão, acusa o PSD
PS vota contra revisão da operação da Atlânticoline que afeta ligações no Grupo Central no próximo verão, acusa o PSD

PS vota contra revisão da operação da Atlânticoline que afeta ligações no Grupo Central no próximo verão, acusa o PSD

O grupo parlamentar do PSD/Açores condenou na passada sexta-feira o chumbo do PS à resolução dos social-democratas que recomendava ao Governo regional a revisão urgente das ligações marítimas operadas pela Atlânticoline no Grupo Central, reajustadas — com graves prejuízos para estas ilhas, na opinião do PSD, — na sequência do acidente com o “Mestre Simão” e da decisão do executivo de suspender a ‘Linha Lilás’.

 Depois da votação do pedido de urgência deste projeto de resolução, no parlamento açoriano, o deputado do PSD Açores, Luís Rendeiro, disse que o voto contra do PS prova que os socialistas não só são contra a urgência como entendem que a resolução destes problemas deve ser adiada, segundo afirmou o parlamentar.

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira, Luís Rendeiro, Mónica Seidi e César Toste; pela Graciosa, João Bruto da Costa; por São Jorge, António Pedroso; pelo Pico, Marco Costa e Jorge Jorge; e pelo Faial, Carlos Ferreira e Luís Garcia, todos subscritores da iniciativa do PSD/Açores, consideravam urgente a discussão do diploma em plenário, sem baixar à comissão de especialidade, para que, uma vez aprovado, o executivo pudesse intervir a tempo de as recomendações serem acatadas antes do início da operação.

Para Luís Rendeiro a urgência prendia-se com uma questão de tempo útil até ao início da operação de verão. Os açorianos e os turistas estão prejudicados e os empresários que contratualizaram pacotes de viagens com clientes chegam agora à conclusão que esta oferta não existe porque o Governo suspendeu a ‘Linha Lilás’”, explicou o deputado.

No projeto de resolução chumbado pela maioria socialista, o grupo parlamentar do PSD/Açores defende que seja assegurada, através da ‘Linha Amarela’ da Atlânticoline, pelo menos uma ligação marítima diária a todas as ilhas do Grupo Central, com especial atenção para a Graciosa, que há muito vem reivindicando ligações diárias com as restantes ilhas daquele grupo do arquipélago.

O projeto de resolução visava também a reposição de uma ligação direta entre os portos da Calheta de São Jorge e de Angra do Heroísmo (Porto das Pipas), em embarcação adequada para o efeito, enquanto vigorar a suspensão da ‘Linha Lilás’, sem qualquer prejuízo para as ligações já previstas para o Triângulo.

Os social-democratas queriam ainda ver garantidas a “aceleração e a conclusão das obras de remodelação nos portos da Calheta e de Angra do Heroísmo (Porto das Pipas) para que fiquem completamente operacionais para o transporte de passageiros e viaturas, tão cedo quanto possível.

GI PSD Açores/RL Açores

Fotografia: ©Blog Porto da Calheta

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top