Home / Politica / PS/Açores considera Duarte Freitas o grande ausente do debate do Orçamento do Estado de 2016
PS/Açores considera Duarte Freitas o grande ausente do debate do Orçamento do Estado de 2016

PS/Açores considera Duarte Freitas o grande ausente do debate do Orçamento do Estado de 2016

 

O PS/Açores saúda a aprovação do Orçamento do Estado de 2016, considerando que o documento “marca uma viragem muito importante na política de austeridade cega e pouco eficaz que vinha sendo aplicada em Portugal pelo anterior Governo da República, com prejuízo para as famílias, empresas e para a própria economia do país e da região”.

De acordo com o Vice-Presidente do Partido Socialista dos Açores, o Orçamento do Estado “também marca um outro tipo de viragem relativamente à consideração que o poder nacional deve ter em relação às autonomias, em particular, em relação à Região Autónoma dos Açores”.

Para André Bradford, o documento consagra “uma série de matérias que preocupavam a Região e atende a um conjunto de reivindicações que beneficiam os Açorianos” dando o exemplo da complementaridade na saúde, que permite o acesso gratuito dos Açorianos a cuidados de saúde no continente, ou a redução das contribuições para a segurança social dos agricultores.

O deputado socialista salientou também “a participação ativa dos deputados do PS/Açores na Assembleia da República”, estranhando, contudo, o facto de “o PSD/Açores não ter apresentado qualquer proposta de alteração ao Orçamento do Estado” e de, acompanhando o PSD nacional, ter-se abstido da votação de todo o diploma.”

André Bradford denotou a posição contrária do PSD/Madeira que “não só aprovou propostas que eram de outros partidos, mas que beneficiavam as regiões autónomas, como ele próprio propôs, da sua autoria, combinando com o partido a nível nacional, medidas e propostas diferentes que vieram depois a ser aprovadas”.

 “Não se percebe onde andava o Sr. Duarte Freitas, onde andava o PSD/Açores, onde é que anda, que posição tem sobre estas matérias” lamentou o Vice-Presidente do PSD/Açores, acrescentando que “uma coisa parece clara, não só o sr. deputado Duarte Freitas capitula perante o PSD/Nacional quando este é Governo, como, mesmo quando o PSD está na oposição, o sr. deputado Duarte Freitas também faz tudo o que o partido nacional quer, mesmo que isso signifique não apoiar medidas que são obviamente positivas para a região”.

André Bradford deu ainda o exemplo da aprovação da proposta de alteração do PP para a instalação, na Região, radares meteorológicos, para dizer que “o PS votou a favor e o PSD absteve-se perante uma medida concreta, clara, que beneficia os Açores e cuja proposta foi de um anterior parceiro de Governo na República”.

Para o Vice-Presidente do Partido Socialista, a ausência do sr. deputado Duarte Freitas no debate é uma “questão que parece inexplicável” e que deixou expostos os seus deputados na República, obrigados a procurar desculpas para um comportamento incompreensível para quem tem por obrigação defender os Açores na República.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top