Home / Politica / PSD Açores acusa Governo regional de não apresentar relatórios trimestrais de empresas públicas
PSD Açores acusa Governo regional de não apresentar relatórios trimestrais de empresas públicas

PSD Açores acusa Governo regional de não apresentar relatórios trimestrais de empresas públicas

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros denunciou hoje que o governo regional não apresentou ao parlamento os relatórios trimestrais de execução orçamental das empresas públicas regionais, como obriga a lei.

“No âmbito da transparência e da prestação de informação a que está legalmente obrigado o governo regional perante a Assembleia Legislativa, é inaceitável que não seja escrupulosamente cumprida a legislação em vigor”, afirmou António Vasco Viveiros, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores.

O deputado social-democrata lembrou que o executivo, de acordo com o decreto legislativo regional 25/2011/A, “está obrigado a apresentar à Assembleia Legislativa dos Açores, até 90 dias após o termo do trimestre, os relatórios trimestrais de execução orçamental, relativos às empresas do setor público empresarial”.

“Mais importante do que anunciar novas iniciativas inócuas em nome da transparência é garantir o cumprimento das leis que já existem”, disse.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que “o escrutínio pela Assembleia Legislativa dos Açores da atividade governamental é uma função essencial e garantia do exercício democrático do poder”.

António Vasco Viveiros referiu ainda que o sector público empresarial da Região “assume uma dimensão e importância fundamentais no contexto económico regional”.

No requerimento, o deputado social-democrata solicitou ao governo regional que apresente ao parlamento os relatórios trimestrais das empresas públicas regionais relativos ao ano de 2016.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top