Ultimas
Home / Destaque / PSD Açores apresenta Voto de Congratulação pelos 125 anos da Freguesia de Santo Antão
PSD Açores apresenta Voto de Congratulação pelos 125 anos da Freguesia de Santo Antão

PSD Açores apresenta Voto de Congratulação pelos 125 anos da Freguesia de Santo Antão

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, um voto de congratulação pelos 125 anos da criação da freguesia de Santo Antão, voto este que foi aprovado por unanimidade.

António Pedroso, deputado social-democrata jorgense, fez uma retrospetiva da história desta freguesia que foi fundada a 6 de Junho de 1889.

“A 6 de Junho de 1889 foi criada por decreto-lei a mais jovem freguesia da Ilha de São Jorge, resultado da divisão do território que foi até 1870 Sede do Concelho da Vila Nova do Topo. Na origem da separação estão dois fatores primordiais: um de origem administrativa pela distancia a que tinha de se deslocar uma maioria da população; outro de ordem religiosa relacionado com a comemoração das festas do Espírito Santo, que eram famosas desde aquela época até a atualidade”, explicou António Pedroso.

O deputado social-democrata eleito por São Jorge enunciou diversos aspetos históricos e culturais para a criação da freguesia de Santo Antão e que se mantêm até aos dias de hoje, entre os quais as tradicionais festas do espírito santo, as fajãs daquela zona, as filarmónicas e a “produção de excelente queijo” que é, de acordo com António Pedroso, “o motor da economia” daquela freguesia, salientando o papel da cooperativa de Santo Antão que “comemora este ano 70 anos de existência”.

O grupo parlamentar do PS e o grupo parlamentar do CDS-PP também se associaram a este voto de congratulação que foi aprovado por unanimidade.

O deputado socialista Rogério Veiros e a deputada democrata-cristã Ana Espínola, ambos eleitos por São Jorge, interviram destacando os 125 anos da freguesia de Santo Antão.

De salientar que “do presente voto deverá ser dado conhecimento à respetiva Junta e assembleia de Freguesia e ao Município e Assembleia Municipal da Calheta.”

As festividades comemorativas dos 125 anos da Freguesia de Santo Antão realizam-se este fim-de-semana, com uma cerimónia que decorre já esta sexta-feira, dia 6 de Junho, na sede da Recreio dos Lavradores, estando previstas várias intervenções e homenagens a associações e instituições da freguesia e entrega de vários diplomas.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top