PSD Açores defende licenciatura em Ciências do Mar no DOP

O PSD Açores defendeu hoje que a licenciatura em Ciências do Mar “deve ser criada no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores (UAc), na Horta”, votando favoravelmente um voto de protesto pela sedeação daquela licenciatura em Ponta Delgada.

Intervindo no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Luís Garcia afirmou que “a aposta da UAc deve ser alicerçada no conhecimento científico e na qualificação de recursos humanos, visando as novas profissões ligadas ao mar”.

“Nesse contexto”, o social-democrata entende que “o DOP deve ter um papel decisivo para a geração de riqueza e de emprego, se for devidamente aproveitado o seu potencial formativo na transformação de conhecimento em economia”, considerou.

Luís Garcia disse que esta é “uma reivindicação da ilha do Faial, que ainda recentemente levou a deliberações unânimes da Assembleia Municipal da Horta, discordantes da decisão e da orientação da reitoria da UAc, a quem aquele departamento já apresentou por diversas vezes a sua vontade de ter no Faial a licenciatura em Ciências do Mar”, lembrou.

Segundo o deputado, “e para além de ser absolutamente natural que uma licenciatura desta natureza se desenvolva no DOP, a mesma seria igualmente um contributo para o desenvolvimento e a coesão regional”, frisou

“Aliás, como já escreveu o reitor da UAc, Avelino Meneses, a organização multipolar da nossa academia é um modelo obrigatório e justo, e o que melhor garante a harmonia do desenvolvimento regional. A decisão da UAc contraria os propósitos e os objetivos dessa mesma organização”, concluiu Luís Garcia.

 GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta