Home / Politica / PSD Açores denuncia demoras na deslocação de doentes do Hospital da Horta
PSD Açores denuncia demoras na deslocação de doentes do Hospital da Horta

PSD Açores denuncia demoras na deslocação de doentes do Hospital da Horta

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial denunciaram hoje “demoras excessivas” para um crescente número de doentes do Hospital da Horta, “cuja deslocação a outras unidades de saúde, a fim de realizarem exames complementares de diagnóstico, tem sofrido graves esperas”, avançam em nota de imprensa.

Jorge Costa Pereira e Luís Garcia dão como exemplo, uma paciente “a quem foi diagnosticada em outubro passado, num rastreio ao cancro da mama, uma massa suspeita com necessidade de biópsia guiada, e que só agora viu autorizada a sua deslocação para uma unidade de saúde do Continente”.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, acrescentam que decorre, na cidade da Horta, “uma angariação fundos para uma paciente cuja deslocação ao Continente, para uma intervenção cirúrgica, terá sido indeferida, apesar de lhe ter sido indicada pelo médico assistente. Queremos saber se a tutela acha esta situação normal e aceitável”, questionam.

“Há ainda um paciente que aguarda, desde dezembro, que lhe seja autorizada a deslocação a outra ilha para realizar exames complementares de diagnóstico. O processo parou por indecisão sobre ter ou não direito a ser acompanhado, como já aconselhou o seu médico”, explicam.

“Neste caso, o Hospital da Horta nunca autorizou a deslocação do acompanhante, que realizou o exame noutra ilha, com acompanhamento, numa deslocação autorizada e realizada sob a égide do Centro de Saúde da Horta”, acrescentam.

Para Jorge Costa Pereira e Luís Garcia, “estes exemplos são sinais preocupantes para um Hospital que, para além de estar diminuído em algumas das suas especialidades, manifesta agora este problema da demora excessiva na autorização dos processos de deslocação dos doentes. Queremos explicações do Governo Regional, pois os faialenses têm direito a transparência e a igualdade nos cuidados de saúde”, concluem.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top