PSD Açores quer discriminação positiva dos institutos culturais

 O PSD Açores defendeu hoje uma atenção especial aos institutos culturais açorianos no âmbito dos apoios atribuídos pelo governo regional à generalidade dos agentes culturais da Região.

Em requerimento ao governo regional entregue no parlamento, os sociais-democratas consideram que “os institutos culturais, com diferentes localizações e percursos mas semelhante vocação e valor, desempenham uma importante função de dignificação e valorização da cultura açoriana”.

O documento, subscrito pelo deputado José Andrade, refere e caracteriza os cinco institutos culturais existentes na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente o Instituto Histórico da Ilha Terceira (fundado em 1942), o Instituto Cultural de Ponta Delgada (1943), o Núcleo Cultural da Horta (1955) e o Instituto Açoriano de Cultura (1955), sem esquecer o Instituto Cultural Padre João José Tavares, constituído já em 2008 na cidade da Lagoa.

“Pelas suas características formais, pelos seus objetivos estatutários e pela sua atividade permanente, estes cinco institutos culturais assumem e desenvolvem uma missão determinante na preservação e dinamização da cultura açoriana, seja nos planos concelhio, de ilha ou regional”, considerou o deputado do PSD/Açores.

Por isso, segundo José Andrade, “este contributo institucional não pode ser desconsiderado e merece mesmo uma discriminação positiva no âmbito geral dos apoios governamentais aos agentes culturais da Região Autónoma dos Açores”.

O documento destaca, especialmente, a atividade desenvolvida pelos institutos culturais na edição de inúmeras publicações de interesse histórico e etnográfico, desde logo através dos seus boletins oficiais, como sejam as revistas “Insulana” e “Atlântida”, para além da realização de estudos e conferências de temática açoriana.

O requerimento formalizado pelo PSD Açores visa conhecer quais os apoios que o governo regional concedeu e prevê atribuir aos cinco institutos culturais sedeados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta