Politica

PSD apresenta proposta para reforço financeiro da tripolaridade da Universidade dos Açores

O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores avançou esta quinta-feira que os social democratas vão apresentar, no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para 2020 (PO2020), “uma proposta de reforço financeiro – de 350 mil para 800 mil euros – para aproximar os custos reais de funcionamento da tripolaridade da academia açoriana”, afirmou.

Luís Maurício falava após uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores (UAc), onde confirmou a intenção do partido “para que haja um reforço efetivo das verbas contidas no Plano, tendo em vista cobrir as necessidades da tripolaridade da UAc”, frisou.

“Vamos fazê-lo mais uma vez, e de forma convicta, tendo em conta a excelência e a credibilidade que a UAc tem entre a universidades portuguesas, assim como pela importância que tem para o desenvolvimento da Região”, sublinhou o parlamentar.

Luís Maurício lembrou que PSD “é sensível” às dificuldades com que vive a academia açoriana, “algumas naturalmente dependentes do financiamento do governo da República, mas no que respeita ao funcionamento dos seus três polos cabe aos políticos assumir essa tripolaridade”.

“Uma vez que essa foi, e é, uma opção política, que entendemos se justifica e deve manter”, considerou.

Sobre a vista, o presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores lembrou que o DOP, hoje subunidade da Faculdade de Ciências da UAc, ao abrigo da reestruturação que foi feita em 2015, “sempre foi reconhecido como um centro de excelência na área da investigação”.

“Está agora orientado para o ensino, tendo a componente da investigação ficado adstrita ao Okeanos, que manteve essa qualidade, assim como os padrões de excelência”, acrescentou

Para o PSD/Açores, “nunca é demais enaltecer e elogiar o papel destas unidades, que se inserem na validade e na importância que a UAc tem no contexto regional”, concluiu Luís Maurício.

GI PSD Açores/RL Açores

Comment here