Home / Açores / “PSD não tem uma posição clara sobre o transporte marítimo nos Açores”, acusa Francisco César
“PSD não tem uma posição clara sobre o transporte marítimo nos Açores”, acusa Francisco César

“PSD não tem uma posição clara sobre o transporte marítimo nos Açores”, acusa Francisco César

“O PS/Açores não compreende as declarações do líder do PSD relativamente ao Transporte Marítimo de Passageiros nos Açores”, afirmou Francisco César.

Para o dirigente socialista, “nesta – como noutras matérias – o PSD/A manifesta uma recorrente hesitação só interrompida pela urgência e ansiedade em criticar tudo o que faz o Governo dos Açores”.

“Por um lado, se o Governo opta por fretar navios, o PSD critica. Se o Governo decide avançar com construção de navios, o PSD critica. Na verdade, por trás destas contradições está o velho PSD. O PSD que acabou com a operação de transporte marítimo de passageiros nos Açores e que, pelos vistos, continua contra a existência desta operação”, destacou Francisco César.

Para o socialista, “a construção de dois navios é um compromisso eleitoral do PS. O líder do PSD/A procura, com as suas declarações, confundir os açorianos”.

Francisco César lembrou que “anualmente, mais de 450 mil passageiros recorrem aos transportes marítimos disponíveis nos Açores”.

“A opção de não ter avançado na anterior legislatura com a construção de dois novos navios para a operação sazonal justificou-se pela prioridade de avançar com a construção de dois navios para a operação regular de transportes marítimos no Grupo Central. A verdade é que estes navios não só estão prontos como já estão serviço das açorianas e dos açorianos. Se o Governo dos Açores tivesse ‘parado para pensar’, como defende agora Duarte Freitas, o Grupo Central ainda estaria à espera do Gilberto Mariano e do Mestre Simão”, frisou Francisco César.

“Os açorianos sabem que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e compreendem que, em 2012  – no final de um Quadro Comunitário – a prioridade passou por, para além do apoio à atividade económica e da proteção das famílias – avançar com a renovação das embarcações ao serviço da operação regular”, destacou.

Conforme explicou o dirigente socialista, “agora que os navios da operação regular estão ao serviço dos Açores, o Governo decidiu – e bem – avançar com concurso para construção de navios para a operação sazonal, aproveitando, inclusivamente, o início de um novo Quadro Comunitário de Apoio”.

“O PS considera o transporte marítimo de passageiros e viaturas uma operação fundamental para os Açores. Por isso, temos uma estratégia clara e cumprimos com os compromissos assumidos e sufragados nas urnas pelos açorianos. Quem não tem um posição clara nem uma estratégia para o Transporte Marítimo é o PSD/A e o seu líder que continuam a preferir falar mal de tudo o que o Governo faz”, concluiu Francisco César.

PS Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top