Home / Açores / PSD quer esclarecimento oficial sobre o Serviço de Classificação do Leite nos Açores
PSD quer esclarecimento oficial sobre o Serviço de Classificação do Leite nos Açores

PSD quer esclarecimento oficial sobre o Serviço de Classificação do Leite nos Açores

O PSD/Açores pediu hoje ao Governo Regional um conjunto de informações sobre “a forma como está implementado o Serviço de Classificação do Leite (SERCLA) nas diferentes ilhas”, tendo em conta “as notícias, recentemente veiculadas na comunicação social, sobre a falta de certificação dos seus serviços”, disse o deputado Renato Cordeiro.

O social-democrata quer saber “as razões para a não certificação daquele serviço”, e “que consequências daí advirão, isto considerando que o setor dos lacticínios tem uma grande importância socioeconómica, e que a qualidade do leite dos Açores é da máxima importância para o produto final transformado nas nossas unidades industriais”, referiu.

“Temos observado, ao longo da história, a um melhoramento na qualidade intrínseca do leite produzido. Esse facto, associado ao fim próximo do regime de quotas leiteiras, faz disparar a importância da qualidade dos nossos produtos”, adianta Renato Cordeiro.

“O mesmo acontece com a sua certificação, que é um vetor tendente a manter, ou até mesmo a aumentar, pois assegura outras margens nos canais de comercialização. Essa ausência de certificação, a ser verdade, põe em causa a credibilidade do leite produzido, atenta contra a segurança alimentar, e afeta negativamente a promoção dos produtos lácteos regionais”, critica o deputado.

Renato Cordeiro pediu à tutela várias explicações, nomeadamente sobre “a hipótese de existirem diferenças, entre as várias ilhas, no sistema classificativo do leite. Se assim for, é preciso saber a razão dessas diferenças. E também saber se, de facto, o SERCLA tem a capacidade de se adaptar a um novo regime, no caso do fim das quotas (leiteiras)”, concluiu o parlamentar.

PSD/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top