DestaqueLocalPolitica

PSD quer testes pagos à Covid-19 pagos para passageiros desembarcados na Região

As Comissões Políticas do PSD do Faial, Pico e São Jorge defenderam este domingo que o governo regional assuma de imediato o custo dos testes de despiste à Covid-19, “feitos no continente português pelos passageiros com destino aos Açores”, adiantaram.

Além dessa medida, já defendida pelo líder regional do partido, as estruturas presididas por Carlos Ferreira, Marco Costa e Paulo Silveira consideram “urgente a instalação efetiva do laboratório de análises na ilha do Faial, anunciada pelo Governo Regional dos Açores”.

A pronúncia conjunta dos social-democratas das três ilhas surge na sequência de uma notícia da Antena/1 Açores, referindo que “o tempo de espera pelo resultado dos testes aos passageiros que desembarcam nas Gateways do Triângulo (aeroportos do Faial e do Pico) será superior às 12 horas estabelecidas como tempo máximo para os aeroportos de Ponta Delgada e das Lajes”, explicam.

“Foi dito pela Secretária Regional da Saúde que todas as colheitas realizadas no Faial e no Pico serão enviadas para os laboratórios da Terceira ou de São Miguel, mas consoante a lotação de ambos os laboratórios para a realização de testes e também conforme o horário dos voos para aquelas ilhas”, citam.

Os dirigentes locais do PSD lembram que a governante “confirmou que a resposta nas ilhas em que o laboratório não está a funcionar será no melhor tempo possível, tendo em conta que é feita a recolha, que vai de avião para São Miguel ou Terceira, onde é realizado e depois comunicado o teste”, sublinham.

“A situação cria maiores dificuldades às populações das ilhas do Triângulo e ao seu tecido empresarial, assim como às Flores e ao Corvo, ilhas para as quais os aeroportos do Faial e do Pico são portas de entrada privilegiada no arquipélago”, acrescentaram.

Carlos Ferreira, Marco Costa e Paulo Silveira alertam para o facto de “o resultado do teste demorar mais do que as 12 horas previstas para as outras Gateways, cria um sério obstáculo à escolha dos referidos aeroportos e dos destinos que servem, com repercussões muito negativas, especialmente a nível económico”, afirmam.

Os responsáveis pelas estruturas do PSD no Triângulo dizem ainda que a pandemia da Covid-19 “colocou o tecido empresarial perante um enorme desafio, pelo que é importante que as medidas do Governo possam ajudar à superação dessas contingências, e não sirvam criar ainda maiores desigualdades no seio da Região”, concluem.

GI PSD Açores/RL Açores

Comment here