Home / Destaque / PSD/Açores condena substituição dos laboratórios de análises clínicas por sistemas point of care (c/audio)
PSD/Açores condena substituição dos laboratórios de análises clínicas por sistemas point of care (c/audio)

PSD/Açores condena substituição dos laboratórios de análises clínicas por sistemas point of care (c/audio)

O PSD/Açores condenou hoje a recente decisão do governo regional de encerrar os laboratórios de análises clínicas nas Unidades de Saúde de ilha a partir das 16h00, substituindo aqueles serviços por sistemas point of care”, por se tratar de mais uma opção, na área da Saúde, “que vai provocar grandes constrangimentos aos açorianos das ilhas onde não há hospital”, disse o deputado eleito por São Jorge, António Pedroso.

O social-democrata deu voz aos restantes parlamentares, das ilhas de Santa Maria, Pico, Graciosa e Flores, presentes numa conferência de imprensa onde aquela decisão, “que ainda não foi devidamente explicada pelo governo regional, nos preocupa profundamente, pois aparenta estar a ser implementada contra a opinião dos corpos clínicos das unidades de saúde”, frisou.

“O sistema point of care contempla a realização de um número reduzido de análises, dificultando a capacidade de diagnóstico dos médicos perante os doentes na urgência, colocando em risco a sua segurança e podendo aumentar as evacuações para os hospitais regionais”, explicou António Pedroso.

Segundo o deputado, a decisão “também sobrecarrega os enfermeiros, que ficam obrigados a desempenhar mais uma tarefa”, avançou, frisando que “estas críticas não se tratam de uma opinião política do PSD/Açores sobre a decisão do governo regional, mas da posição assumida pelos corpos clínicos das Unidades de Saúde”.

António Pedroso lembrou que a instalação de laboratórios de análises nas unidades de saúde regionais foi sempre anunciada pelo PS “como uma medida a pensar nas pessoas”, mas que agora “o governo socialista chegou ao ponto de, entre assegurar a saúde dos açorianos ou cortar nos serviços, optar sempre por cortar nos serviços que são prestados aos açorianos”.

Para o PSD/Açores esta é uma posição “inadmissível”, tanto mais que “foi escondida dos açorianos e que não resulta em qualquer poupança para o Serviço Regional de Saúde. O PS nunca afirmou a intenção de encerrar os laboratórios, nunca anunciou a reducão das deslocações de especialistas, e nunca anunciou medidas de austeridade no setor da Saúde, medidas que vão baixar a qualidade dos seus serviços”, frisou.

“O governo regional deve rever a sua política no que respeita ao encerramento parcial dos laboratórios de análises clínicas, assegurando o seu funcionamento em todas as ilhas da Região, como até aqui”, defendeu António Pedroso, considerando fundamental que, “nas ilhas com mais de um centro de saúde, funcione um laboratório de análises clínicas em permanência, mantendo-se também o laboratório nas que têm apenas um centro de saúde”.

“Assim, o governo regional está apenas a contribuir para agravar os problemas das ilhas sem hospital. E está a contribuir para que essas ilhas sintam ainda mais dificuldades, ao contrário da política de desenvolvimento que foi prometida pelo PS aos açorianos”, concluiu António Pedroso.

PSD Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top