Home / Politica / PSD/Açores diz ter soluções para a crise do setor leiteiro
PSD/Açores diz ter soluções para a crise do setor leiteiro

PSD/Açores diz ter soluções para a crise do setor leiteiro

 

O Presidente do PSD/Açores considerou hoje que “a inação do Governo Regional criou a crise que o nosso setor leiteiro atravessa. Mas o PSD/Açores tem propostas e soluções, que ao longo dos anos temos apresentado, e que vamos aplicar quando formos governo”, afirmou.

“Vivemos um problema gravíssimo, disse Duarte Freitas, “face a essa inação do governo regional, que prejudica diretamente os produtores, que foram quem melhor trabalhou nos últimos anos”, referiu, durante a sessão plenária desta manhã.

Segundo o líder social democrata, a situação deve ser “analisada historicamente porque, em setembro de 2006, quando foi anunciado pela então comissária para a Agricultura que se devia repensar o modelo das quotas leiteiras, eu alertei o governo regional para os problemas que daí podiam decorrer. Fui acusado de alarmista”, afirmou.

“Abordei essa questão no parlamento Europeu, liderando um conjunto de deputados que fizeram várias perguntas à senhora comissária. Nos Açores, o governo regional sempre disse que estava tudo previsto, que estava tudo preparado, que não nos preocupássemos”, lembrou Duarte Freitas.

O líder social democrata recordou igualmente o facto de, “durante os últimos anos”, o PSD/Açores ter apresentado “várias propostas, todas elas chumbadas pelo PS. Uma delas, o Centro do Leite, que Vasco Cordeiro, em 2004 e como secretário regional da agricultura, também tinha proposto”.

“Por três vezes propusemos a criação de um Observatório do leite, propusemos a criação de uma Interprofissional. E propusemos a criação de uma representação dos Açores em Bruxelas, que agora, à boleia da Madeira e para disfarçar a teimosia de tantos anos, lá o Governo Regional acedeu que fosse avante”, disse

Para Duarte Freitas, são essenciais “a criação de novos produtos para a nossa indústria, produtos de maior valor acrescentado e criados graças à investigação que se faz nos Açores. Produtos que possam chegar a outros mercados. Propusemos que os rendimentos e as mais valias fossem partilhados de uma forma mais justa. É todo um conjunto de propostas que o PSD/Açores vai aplicar quando for governo”.

Mais, referiu o Presidente do PSD/Açores, “em abril do ano passado, avancei com a proposta de se implementar um mecanismo comum, junto da União Europeia, para salvaguardar a produção leiteira, compensado de alguma forma o fim das quotas. A França e a Áustria já estão a trabalhar nesse sentido”.

Para o líder social democrata “também não precisamos de um presidente do Governo Regional analista político. Que diga que o setor das pescas precisa de um resgate, ou que a agricultura atravessa a tempestade perfeita. Com isso, apenas demonstra que está a deixar os açorianos vazios de soluções para os seus problemas”, concluiu Duarte Freitas.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top