Politica

PSD/Açores lamenta que governo regional esteja a destruir a SATA

O presidente do PSD/Açores anunciou hoje, na Assembleia Regional, que os sociais-democratas vão avançar com a criação de uma comissão de inquérito sobre a forma como a SATA tem vindo a ser gerida.

O anúncio de Duarte Freitas foi feito depois do presidente do PSD/Açores ter divulgado no Parlamento a existência do um Plano Estratégico sobre a SATA que o governo regional ocultou dos açorianos e que escondeu dos deputados regionais.

Para o líder dos sociais democratas açorianos o governo regional escondeu “deliberadamente informação sobre a transportadora aérea regional” classificando essa atitude como “um dos mais lamentáveis casos na história do parlamento dos Açores”.

O documento hoje divulgado pelo PSD/Açores demonstra a verdadeira situação financeira do grupo SATA, que estima ter uma dívida de 179 milhões de euros.

Duarte Freitas, que citou o documento, confirmou, por isso, que é a própria SATA quem responsabiliza o governo regional de Vasco Cordeiro e Victor Fraga pelo desequilíbrio financeiro que se tem vindo a agravar desde 2009, essencialmente, por o executivo açoriano não pagar as dívidas que tem para com a empresa.

“As responsabilidades do Governo Regional perante a SATA ascendem a 77 milhões de euros”, lê-se no Plano.

Segundo o presidente do PSD/Açores, esse montante corresponde à soma daquilo que o Governo açoriano deve à empresa no âmbito do contrato do serviço público, do contrato da gestão dos aeródromos da região, dos juros da dívida vencida, dos juros a suportar pela companhia até 2020 por ter contraído empréstimos para compensar a falta de pagamento do executivo e dos serviços prestados ao Serviço Regional de Saúde”.

Para Duarte Freitas e responsabilidade de Vasco Cordeiro e de Victor Fraga na situação difícil em que a SATA se encontra é clara: “o presidente do Governo açoriano, Vasco Cordeiro, foi secretário regional da Economia, tutelando diretamente a SATA, e Vítor Fraga era administrador da empresa antes de ser convidado para o governo pelo próprio Vasco Cordeiro”.

“Estes governantes que trouxeram a SATA até aqui julgam agora poder apresentar-se aos açorianos como salvadores, provavelmente confiantes de que vão conseguir esconder o seu papel de carrascos”, acrescentou.

“A impreparação, a incompetência e a demagogia com que estes governantes têm vindo a dirigir os interesses públicos tem de ser denunciada e escrutinada”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

Comment here