Politica

PSD/Açores pede explicações sobre políticas de Saúde no Pico

O PSD/Açores solicitou hoje ao governo regional um conjunto de informações sobre o sector da Saúde no Pico, nomeadamente a queda em cerca de setenta por cento das deslocações de especialistas, os investimentos previstos para o novo centro de saúde da Madalena, a aquisição de equipamentos ou a construção do novo centro de saúde das Lajes, entre outros.

Num requerimento, o deputado social-democrata açoriano Cláudio Lopes manifesta preocupação por “não estarem ainda claramente esclarecidas as eventuais alterações que possam vir a ser introduzidas no funcionamento dos três Centros de Saúde do Pico e em toda a sua articulação funcional, assunto que a ter em conta as palavras do responsável da tutela ainda não está decidido de forma definitiva”.

Desta forma, o PSD/Açores recorda que “no Orçamento Regional para o corrente ano, existe uma verba, no valor de 2 milhões de euros, destinada exclusivamente à aquisição de equipamento para o Novo Centro de Saúde da Madalena” e questiona “quais os equipamentos que serão adquiridos com essa verba e em que fase se encontra o processo de aquisição dos mesmos”.

O deputado social-democrata açoriano solicita ainda informações sobre “como pretende o Governo Regional concretizar a fixação de uma ambulância, com as respetivas e necessárias tripulações, na Freguesia da Piedade/Ponta da Ilha e quando prevê que tal possa acontecer” ou “quando vai o governo regional colocar na ilha do Pico uma viatura SIV e onde vai coloca-la?”.

No requerimento questiona-se igualmente “quando é que a ilha do Pico volta a ter os níveis de deslocação de especialistas como acontecia até ao ano 2012 e que em 2013 sofreram uma redução média acima dos 70%” e quais “as alterações funcionais previstas para os três Centros de Saúde do Pico”.

Por fim, pretende-se apurar se “o Governo Regional garante ou não a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico, na vigência do próximo quadro comunitário de apoio”.

PSD Açores

Comment here