Home / Açores / PSD/Açores preocupado com a manutenção de caminhos agrícolas

PSD/Açores preocupado com a manutenção de caminhos agrícolas

O PSD/Açores mostrou-se hoje preocupado com “a falta de manutenção dos caminhos agrícolas” no arquipélago, acusando a tutela “de não conseguir promover um sistema eficaz para essa tarefa. E as queixas vêm de empresários agrícolas, de dirigentes associativos e, especialmente, dos nossos autarcas”, disse o deputado Luís Garcia.

 A declaração foi feita após uma visita dos deputados do PSD/Açores à Associação de Agricultores da Ilha do Faial, onde o social-democrata considerou que “essa falta de manutenção é, em algumas ilhas, uma verdadeira calamidade para a vida diária dos agricultores, que muito afeta o rendimento das explorações. E esse é o caso da ilha do Faial”, adiantou.

 “Com efeito, reinam a indefinição e a confusão sobre quem recai a responsabilidade efetiva de manter os caminhos agrícolas, que são essenciais para o acesso às explorações e para melhorar as condições de trabalho dos nossos agricultores”, criticou Luís Garcia.

 O deputado lembrou que a agricultura açoriana “é caraterizada por pequenas parcelas, que exigem muitas deslocações, e ter bons caminhos agrícolas é ainda uma exigência maior. Não é possível manter por mais tempo mais a atual situação”, frisou.

 “De uma vez por todas, o Governo Regional, a Assembleia Legislativa e os municípios, devem clarificar de quem é a competência e a responsabilidade da manutenção dos caminhos agrícolas, pois a indefinição e o empurrar de responsabilidades que existe não pode continuar”.

 “Como não podem continuar os casos de serviços públicos, apetrechados para levar a cabo essa manutenção, e que não o fazem por falta de gasóleo. É inconcebível que isso aconteça, mas existem relatos que o provam”, avançou.

 Na reunião foram ainda tratados “problemas antigos, e há muito identificados, que são estruturais para o rendimento dos agricultores e para o desenvolvimento sustentável do setor, como o abastecimento da água que ainda tem muitas debilidades em várias ilhas, a eletrificação das explorações, quase inexistente em algumas delas, como é o caso do Faial. Ou o prometido emparcelamento agrícola, anunciado como bandeira política na longínqua legislatura 2004/2008, do qual nunca surgiram efetivas melhorias”, referiu.

 “Aliás, e após diversos encontros com agricultores, com associações e com autarcas, ficamos algo surpreendidos, e até perplexos, por constatar que o tempo passa mas os problemas no setor persistem. Depois de 18 anos de governação socialista e depois de gastos muitos milhões de euros”, concluiu Luís Garcia.

 O encontro desta tarde fez parte de uma ronda que os parlamentares do PSD/Açores estão a fazer junto do setor agrícola regional, de forma a auscultar os problemas e as questões mais prementes do mesmo.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top