Home / Açores / PSD/Açores quer auditoria do Tribunal de Contas ao Grupo SATA
PSD/Açores quer auditoria do Tribunal de Contas ao Grupo SATA

PSD/Açores quer auditoria do Tribunal de Contas ao Grupo SATA

O PSD/Açores vai propôr à Assembleia Legislativa que solicite ao Tribunal de Contas (TC) uma auditoria ao Grupo SATA. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo deputado Jorge Macedo, e tem por base “muitas dúvidas levantadas pelas contas de 2013, divulgadas pela empresa”, referiu.

“As contas relativas a 2013, apresentadas pela SATA, verificaram um prejuízo de 16 milhões de euros. E são contas “marteladas”, o termo é mesmo esse”, avança o social-democrata, frisando que “os auditores solicitaram duas informações que nunca foram dadas, uma delas sobre quem fez a reavaliação da frota da SATA”, explicou.

“Ficamos hoje a saber que essa reavaliação foi feita pelo International Bureau of Aviation, uma empresa que negoceia aviões em segunda mão. Uma espécie de Remax ou de Era da aviação, que aumentou em 7 milhões de euros o valor da referida frota”, disse Jorge Macedo.

“Foram também reduzidas, em 3,5 milhões de euros, as provisões da empresa, diminuindo o seu passivo, sem que tenha havido uma explicação clara para esse facto”, adiantou o deputado do PSD/Açores.

Jorge Macedo acrescentou que “os capitais próprios da SATA estão, atualmente, nos 9 milhões de euros. Ou seja, a operação cosmética de valorizar a frota em 7 milhões e retirar 3,5 milhões às provisões, impediu que os capitais próprios chegassem a valores negativos, o que poderia configurar uma situação de falência técnica”, concluiu.

PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top