Home / Politica / PSD/Açores quer proteger produtos açorianos em futuros acordos comerciais
PSD/Açores quer proteger produtos açorianos em futuros acordos comerciais

PSD/Açores quer proteger produtos açorianos em futuros acordos comerciais

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República apresentaram esta segunda-feira uma iniciativa legislativa que recomenda que se estude o impacto nas regiões ultraperiféricas de futuros acordos comerciais da União Europeia com outros países.

“Esta é uma iniciativa que pretende proteger e criar novas oportunidades para os bens alimentares produzidos nos Açores. A União Europeia está a negociar um conjunto de acordos globais que têm uma tendência de livre comércio. Nesses acordos interessa proteger os bens alimentares produzidos na nossa região e as fileiras produtivas dos Açores”, afirmou António Ventura, após uma reunião com a direção da Câmara de Comércio e Indústria da Horta.

O parlamentar social-democrata, que esteve acompanhada pela deputada Berta Cabral, salientou que o projeto de resolução já entregue na Assembleia da República visa “afirmar os produtos regionais para que encontrem novos mercados e se possam criar mais postos de trabalho” nos Açores.

Segundo a iniciativa dos deputados social-democratas açorianos, em alguns dos acordos comerciais estabelecidos entre a União Europeia e outros países ou blocos económicos existe a “tendência de continuadas concessões sobre a agricultura para a obtenção de um maior acesso ao mercado de países terceiros para produtos industriais e serviços”, justificando-se, por isso, salvaguardar os produtos alimentares produzidos nos Açores.

Já Berta Cabral destacou que esta proposta se insere num conjunto vasto de iniciativas que os deputados do PSD/Açores, fruto de uma “atividade muito intensa”, já apresentaram nos primeiros meses de mandato.

“Procuramos sempre estar próximo dos nossos eleitores. A proximidade foi um dos pilares da nossa eleição e do nosso compromisso com os açorianos. A visita anual que iremos fazer a todas as ilhas é uma demonstração dessa nossa disponibilidade para ouvir as pessoas”, afirmou a deputada social-democrata.

Berta Cabral acrescentou que os deputados do PSD/Açores estarão “sempre disponíveis para qualquer cidadão açoriano nos contactar quando necessitar, quer seja por telefone, email ou nas delegações da Assembleia Legislativa dos Açores em cada ilha”.

Segundo a parlamentar social-democrata, “é importante para que os açorianos saibam quem são os seus representantes na Assembleia da República e que podem contar com eles para defender os Açores a 100 por cento”.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply